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O momento do recorde de audiência, na última cobrança. Muriel defendeu o chute de Rafinha.

Esta temporada parece ser, de fato, a alavanca para o streaming no futebol brasileiro. Embora exista há alguns anos, a transmissão era vista como “complementar” aos formatos tradicionais. No Campeonato Carioca, em meio a uma bagunça político-econômica, o modelo online já atingiu números excepcionais.

Após a oficialização da Medida Provisória nº 984, do governo federal, o Flamengo resolveu transmitir os seus jogos no Youtube, uma vez que não tinha contrato assinado com a Globo e a MP dava o direito ao clube mandante. Após conseguir barrar a Globo na Justiça, o Fla exibiu o jogo com o Boavista, com mais de 2 milhões simultâneos. Já ali entrava no top ten mundial na rede de compartilhamento de vídeos, furando a bolha musical.

A competição andou, a Globo rescindiu o contrato e os demais clubes receberam os mesmos direitos. E assim chegamos à decisão da Taça Rio, o segundo turno do campeonato estadual. Após sorteio, mando do Fluminense. Indo de encontro à MP que ajudou a costurar, o Fla articulou a transmissão do jogo, mas, de última hora, acabou divulgando uma nota dizendo que só transmitiria na Fla TV caso o rival não passasse na Flu TV – mesmo esta visão já seria uma contradição. E o Flu passou. Embora o canal oficial do tricolor no Youtube tenha menos de 400 mil inscritos, a partida oscilou entre 2,5 milhões e 3,3 milhões durante os 90 minutos.

O recorde foi acalçado aos 36 minutos do segundo tempo, logo após o empate do Fla, com o jogo superando a live da cantora Marília Mendonça – quase todas as lives aconteceram durante o período de isolamento social nesta pandemia. Com o empate em 1 x 1, a disputa foi para as penalidades, com uma avalanche de gente chegando para ver – foram quase 200 mil telespectadores em questão de minutos. Ao todo, 3.575.212 pessoas simultâneas. Recorde mundial em lives no site, considerando qualquer tipo de evento. Será que algum jogo baterá essa marca logo? A seguir, cito alguns pontos que indicam que este recorte poderá ser manter. Se bem que a final do Carioca de 2020 terá a Flu TV na ida e a Fla TV na volta. A conferir…

– Falta de concorrência, pois foi o único jogo de futebol no Brasil durante o horário
– O clássico carioca foi exclusivo no Youtube, e sem a necessidade de pagamento
– A partida se estendeu às penalidades, cenário que naturalmente turbina a audiência
– O Flamengo, o clube mais popular do país, estava envolvido e poderia ser campeão no jogo
– O país segue em distanciamento social, evitando aglomerações, com as pessoas vendo em casa

A escalada do recorde do Fla-Flu na final da Taça Rio 2020
2,050 mi no início do jogo
2,867 mi no fim do 1T
3,315 mi aos 36/2T
3,380 mi aos 45/2T
3,575 mi nos pênaltis

As 10 maiores audiências simultâneas na história do Youtube (até 08/07/2020)
1º) 3,57 milhões – Fluminense (3) 1 x 1 (2) Flamengo (08/07/2020, Carioca)
2º) 3,20 milhões – Show de Marília Mendonça (2020)
3º) 3,16 milhões – Show de Jorge e Mateus (2020)
4º) 2,80 milhões – Show de Andre Bocelli (2020)
5º) 2,76 milhões – Show de Gusttavo Lima (2020)
6º) 2,54 milhões – Show de Sandy & Júnior (2020)
7º) 2,40 milhões – Show de Eduardo Costa (2020)
8º) 2,30 milhões – Show da banda BTS (2020)
9º) 2,20 milhões – Show de Marília Mendona (2020, o 2º)
10º) 2,10 milhões – Flamengo 2 x 0 Boavista (01/07/2020, Carioca)

A seguir, as maiores audiências da Copa do Nordeste de 2020 no Youtube. A cada rodada o perfil oficial do torneio exibe pelo menos um jogo – em sete rodadas foram oito jogos liberados. Porém, há “concorrência”, reduzindo o audiência do streaming. Quase sempre trata-se da mesma partida exibida no SBT, tendo ainda o PPV via Live FC. Não por acaso, a liderança no regional saiu num jogo sem TV aberta – como também ocorreu no clássico no Maracanã.

As 5 maiores audiências simultâneas do Nordestão 2020 no Youtube (até 08/07)
1º) 87,4 mil – Santa Cruz 3 x 0 Botafogo-PB (12/03)
2º) 85,6 mil – Ceará 2 x 2 Bahia (15/02)
3º) 72,4 mil – Sport 1 x 0 Santa Cruz (07/03)
4º) 68,6 mil – River 0 x 4 Ceará (03/03)
5º) 63,0 mil – Vitória 2 x 1 CRB (27/02)

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