O sorteio aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Entre explicação e sorteio, 4 minutos.
Quase um mês após o sorteio dos grupos, a CBF definiu o mando de campo de seis clássicos estaduais na primeira fase da Copa do Nordeste de 2020.
Com Sport (de volta após dois anos) presente na chave A e Santa cruz e Náutico sorteados na chave B, o regional terá dois clássicos envolvendo o rubro-negro, com o Clássico das Multidões na Ilha do Retiro e o Clássico dos Clássicos nos Aflitos. Este, em tese.
Afinal, apenas o duelo entre rubro-negros e tricolores foi sorteado – já que o timbu entrou como “terceiro” representante de PE. E o sorteio definiu a ordem dos dois primeiros representantes. Porém, considerando o cenário de 2019, com Salgueiro no lugar do leão, o clube com dois duelos locais atuou 1x em casa e 1x fora. Em 2020, o sorteio bem simples. Apenas uma bola seria sorteada, com número ímpar com mando do grupo A e número par com mando do grupo B. Saiu a bolinha “1”. Portanto, a ordem é esta abaixo. Fará diferença na divisão das torcidas…
Os clássicos estaduais na 1ª fase de 2020 (ordem pelo mando)
AL – Clássico das Multidões (CRB x CSA, Rei Pelé)
BA – Ba-Vi (Bahia x Vitória, Fonte Nova)
CE – Clássico-Rei (Fortaleza x Ceará, Castelão)
PE – Clássico das Multidões (Sport x Santa Cruz, Ilha)
PE – Clássico dos Clássicos (Náutico x Sport, Aflitos)*
RN – Clássico-Rei (ABC x América-RN, Frasqueirão)
SE – Duelo local (Frei Paulistano x Confiança, Jairton Menezes)
* A confirmar
Grupo A – Sport (PE), Bahia (BA), CRB (AL), Fortaleza (CE), ABC (RN), Botafogo (PB), River (PI) e Frei Paulistano (SE)
Grupo B – Vitória (BA), Ceará (CE), Santa Cruz (PE), Náutico (PE), América (RN), CSA (AL), Confiança (SE) e Imperatriz (MA)
Agora, o próximo passo é a formatação da tabela da 1ª fase, com 64 jogos – oito rodadas com oito partidas cada. Cada time jogará quatro vezes como mandante e quatro como visitante.
A fórmula de disputa
A Copa do Nordeste de 2020 repete o formato de 2019. São 16 clubes na fase principal, divididos em dois grupos de 8 times. Os times da chave A enfrentam apenas os da chave B e vice-versa, em turno único. Ou seja, oito rodadas. Avançam os quatro melhores colocados de cada grupo, compondo as quartas de final, já pré-definidas. Serão duelos com clubes dos mesmos grupos (1A x 4A, 2A x 3A, 1B x 4B e 2B x 3B), seguindo esta lógica na semi. Como a copa manteve as 12 datas, o mesmo nº desde 2013, as duas primeiras fases eliminatórias serão realizadas só com jogos de ida, com mando para as melhores campanhas. Somente a decisão será em ida e volta.
Leia mais sobre o assunto
Nordestão 2020 projeta cota recorde. Quanto mais fins de semana, mais dinheiro