A divisão regional da próxima terceirona. O território do grupo A aumentou consideravelmente.
A Série C do Campeonato Brasileiro de 2020 já está formada. Já estavam confirmados os 12 clubes remanescentes da divisão e os 4 que subiram da Série D. Agora, finalmente, foram definidos os 4 rebaixados da Série B. E quem “definiu” isso foi o Figueirense, que empatou com o CRB em Maceió, pela 37ª rodada, e garantiu a permanência na competição. O clube chegou aos 40 pontos e não pode ser mais alcançado pelos adversários do Z4, todos com 36 pontos. Ou seja, fez um “strike”, derrubando de uma só vez Londrina, São Bento, Criciúma e Vila Nova.
Como a competição é regionalizada desde 2012, já é possível listar a composição das duas chaves, com dez equipes cada – ainda não houve a confirmação oficial da CBF. Se em 2019 o grupo A foi formado inteiramente por times nordestinos, desta vez são apenas 6 da região, agora com a companhia de 3 equipes do Norte e 1 do Centro-Oeste – ou seja, o Santa Cruz, o único representante pernambucano, enfrentará Remo, Paysandu e Vila Nova logo na primeira fase. Já o grupo B segue baseado nas regiões Sudeste e Sul, com 5 clubes de cada.
Vale lembrar que a competição manteve o formato, com duas chaves na fase classificatória, com jogos dentro dos respectivos grupos, totalizando 18 rodadas. Avançam os 4 melhores de cada, compondo o mata-mata a partir das quartas. Vai de 03/05 até 08/11, com 24 datas.
A seguir, os grupos da Série C de 2020 e a divisão nacional (e a colocação final) de cada um em 2019. No caso da Série B, a posição final seguia indefinida até esta publicação. Algum favorito?
Grupo A
Série B – Vila Nova (GO)
Série C (5º) – Paysandu (PA)
Série C (6º) – Imperatriz (MA)
Série C (9º) – Remo (PA)
Série C (10º) – Ferroviário (CE)
Série C (11º) – Botafogo (PB)
Série C (13º) – Santa Cruz (PE)
Série C (16º) – Treze (PB)
Série D (2º) – Manaus (AM)
Série D (4º) – Jacuipense (BA)
Grupo B
Série B – Londrina (PR)
Série B – São Bento (SP)
Série B – Criciúma (SC)
Série C (7º) – Ypiranga (RS)
Série C (8º) – São José (RS)
Série C (12º) – Volta Redonda (RJ)
Série C (14º) – Tombense (MG)
Série C (15º) – Boa Esporte (MG)
Série D (1º) – Brusque (SC)
Série D (3º) – Ituano (SP)
A análise do Podcast 45 Minutos sobre a composição da Série C de 2020:
Leia mais sobre o assunto
Calendário da CBF em 2020 estica a Série C, mas sem aumentar o número de jogos