Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O trio de arbitragem e os capitães no primeiro clássico em 2020. Foto: Léo Lemos/Náutico.

O sorteio da arbitragem para a rodada de abertura do Estadual de 2020 ocorreu em 16 de janeiro, na sede da FPF. O nome selecionado para o Clássico dos Clássicos foi o de Michelangelo Martins de Almeida Junior.

Três dias depois, o árbitro fez a sua estreia num clássico. Com apenas 24 anos – a mesma idade do time do Sport, com 8 nomes da base. Na história local, numa informação compartilhada na transmissão do jogo na Globo, ele foi o segundo mais novo a apitar um jogo deste porte – só abaixo de Manoel Amaro, com 21 anos nos 60. E a atuação de Michelangelo? Seria esperar demais que o clássico, mesmo valendo pouco, não tivesse polêmicas.

Para aumentar a pressão no estreante, todos os lances polêmicos foram do mesmo lado – contra o Sport. Teve expulsão (acertou nos dois amarelos para Sander), teve gol anulado (Adryelson parecia impedido; sem VAR) e teve reclamação de dois pênaltis não assinalados. Em Alê Santos, achei disputa de bola (acertou). Em Ronaldo, no fim, o lance verdadeiramente discutível na minha visão. Em 4 lances capitais, então, 3 acertos e 1 marcação duvidosa. Acho que Michelangelo, um personagem às avessas nesta semana, teve um papel ok. Contudo, a sua escala num clássico foi adiantada em algumas casas, numa aposta altíssima da federação.

Clássico à parte, vale citar a boa largada do Santa. Tecnicamente, um jogo sem dificuldades. Mas serviu para outra questão importante, chamar o seu torcedor, em falta no ano anterior.

Abaixo, um resumo dos 5 jogos, os destaques, a agenda e a classificação após 1 rodada.

Santa Cruz 3 x 0 Petrolina – Pipico comandou a vitória, escorando dois cruzamentos da direita, um de bola parada e outro de bola rolando. O outro gol, de Patrick, foi 10.000º da história coral.

Central 0 x 2 Retrô – O caçula do futebol local largou como se esperava, com autoridade. Com uma folha de R$ 400 mil (quase 4x a da patativa), o time tende a brigar pelas primeiras vagas.

Náutico 1 x 1 Sport – O Clássico dos Clássicos foi fraco, com Jefferson e Mailson trabalhando pouco. Com os ataques inoperantes, os gols saíram de forma pouco ortodoxa: gol contra lá e cá.

Vitória 0 x 1 Decisão – O tricolor das tabocas manda os seus jogos na Arena PE, mas o local recebeu o evento “Obra de Maria”. Assim, teve que ir até Caruaru. Melhor para o estreante..

Afogados 2 x 1 Salgueiro – Num ano com competições nacionais na agenda, o Afogados largou bem. No duelo sertanejo, venceu de virada, com Diego Cerá convertendo um pênalti no 2º tempo.

Destaque positivo – A presença do torcida do Santa Cruz, com 11.741 espectadores no Arruda, à frente do clássico nos Aflitos – com 7.270. Em 2019, a média coral no Estadual foi de apenas 5.799.

Destaque negativo – A violência de alguns torcedores do Central (torcedores?) na saída da torcida do Retrô, apedrejando os ônibus do público visitante, em bom número no estádio em Caruaru.

Próxima rodada (com as transmissões na tevê)
21/01 (20h00) – Retrô x Santa Cruz (Aflitos), Premiere e FPF TV
22/01 (21h30) – Sport x Vitória (Arena PE), Premiere
25/01 (20h00) – Salgueiro x Central (Cornélio de Barros)
26/01 (16h00) – Decisão x Afogados (Lacerdão), FPF TV
26/01 (16h00) – Petrolina x Náutico (Paulo Coelho), Globo

Classificação
1º) 3 pontos – Santa Cruz (+3 SG; 3 GP)
2º) 3 pontos – Retrô (+2 SG; 2 GP)
3º) 3 pontos – Afogados (+1 SG; 2 GP)
4º) 3 pontos – Decisão (+1 SG; 1 GP)
5º) 1 ponto – Náutico (0 SG; 1 GP)
5º) 1 ponto – Sport (0 SG; 1 GP)
7º) 0 ponto – Salgueiro (-1 SG; 1 GP)
8º) 0 ponto – Vitória (-1 SG; 0 GP)
9º) 0 ponto – Central (-2 SG; 0 GP)
10º) 0 ponto – Petrolina (-3 SG; 0 GP)

Se o campeonato acabasse hoje, naquele velho exercício de futurologia, o mata-mata teria Afogados x Sport e Decisão x Náutico nas quartas, com Santa e Retrô já na semifinal.

Artilheiro
2 gols – Pipico (Santa)
1 gol – Anderson (Retrô), Diego Ceará (Afogados), Éverton (Decisão), Phillip (Afogados), Muller Fernandes (Salgueiro); Patrick (Santa) e Willian Lira (Retrô)

Leia mais sobre o assunto
Pipico marca 2 vezes e Santa Cruz reabre o Arruda com goleada no Estadual

Náutico e Sport empatam o 1º clássico em 2020. Um gol contra de cada lado


Compartilhe!