Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

As probabilidades para a 8ª (e última) rodada da fase classificatória da Lampions.

Resta apenas uma rodada para acabar a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2020. Dos 16 clubes, dois já se garantiram nas quartas de final, nove ainda brigam por um lugar no mata-mata, entre vagas quase certas e classificações improváveis, e outros cinco já estão eliminados. A seguir, um resumo sobre os caminhos matemáticos de todos os participantes – vale lembrar que a vaga nas quartas vale uma cota de R$ 300 mil. Na sequência, a classificação atual e a tabela derradeira.

Algum pitaco sobre os classificados para a fase final do Nordestão?

Atualização (07/07): A princípio, a última rodada seria em 21 de março, mas o torneio foi suspenso devido à pandemia. A volta será em 21 de julho, em sede única, na cidade de Salvador. Veja aqui.

Fortaleza (classificado, 1º no A) – A vitória garantiria o mando nas quartas, mas não há mais esta vantagem devido ao cenário de sede única. Agora, vale apenas um chaveamento “melhor”. Se empatar, torcerá para que Bahia ou Botafogo tropecem – e o time paraibano ainda precisa tirar 6 gols de saldo. Sobre a liderança, caso vença, precisa manter a vantagem no saldo sobre o Bahia (hoje, 6 x 5). Se ambos empatarem, o leão fica em 1º (com a mesma ressalva do Bota no saldo). Para completar o cenário favorável, pega um time eliminado.

Bahia (classificado, 2º no A) – Em relação ao mando nas quartas, a situação é basicamente a mesma do Fortaleza. O tricolor jogaria pelo triunfo, mas agora não há mais esta questão em jogo. Sobre a liderança do grupo, precisa vencer com uma diferença de saldo superior ao Fortaleza – 2 a mais, ou 1 a mais desde que passe no nº de gols marcados.

Botafogo-PB (na briga, em 3º no A) – O time de João Pessoa perdeu a invencibilidade na 7ª rodada e receberia o Vitória na última rodada. Agora, perde o fator casa e vai jogar curiosamente em Salvador – mas sem inversão de mando. Porém, segue precisando de um simples empate para permanecer no G4. Se perder, vai torcer para que ABC e Sport não vençam os seus os jogos. Em relação a um chaveamento “melhor” nas quartas (sendo 1º ou 2º), a chance de fato é vencer e torcer por uma derrota de Bahia ou Fortaleza (ou dos dois, ficando em 1º).

ABC (na briga, em 4º no A) – Entrou na zona de classificação na penúltima rodada e terá uma partida bem acessível na última rodada, diante do eliminado CSA. Vencendo, torce por derrota de Botafogo ou tropeço do Sport – se o leão vencer, que seja pela mesma diferença de gols. Se empatar, torce por tropeço de Sport e CRB.

Sport (na briga, em 5º no A) – A derrota de virada no Castelão deixou o rubro-negro numa situação complicada. Além de enfrentar o líder do grupo B na última rodada, precisa vencer e torcer por tropeço de ABC ou derrota do Botafogo – a situação ficou menos dramática porque ambos também “perderam” o mando após a escolha da sede única. Se o ABC vencer, o Sport precisará ficar à frente no saldo.

CRB (na briga, em 6º no A) – Na prática, a chance é remota. Precisa vencer e torcer por tropeços de ABC e Sport. Se empatar, torcerá por derrotas de ABC (por pelo menos 2 gols) e Sport.

Eliminados no grupo A: Frei Paulistano e River.

Confiança (na briga, em 1º no B) – A derrota em casa na penúltima rodada complicou um pouco a situação do Confiança. Embora siga em 1º, pode acabar em 5º. De toda forma, o time vai à Bahia precisando de um empate diante do Sport para avançar – o campo neutro ajuda, pois antes seria na Ilha do Retiro. Se vencer, garante uma melhor colocação nas quartas (1º ou 2º). Se for derrotado, torce por derrota do Vitória ou tropeços de Náutico, Ceará e Santa – basta um resultado.

Vitória (na briga, em 2º no B) – O empate classifica o leão baiano às quartas. Porém, precisa do resultado positivo para assegurar um tabela mais favorável (sendo 1º ou 2º) sem a necessidade de resultados paralelos – valendo até a liderança em caso de tropeço do Confiança. Se perder, vai torcer por um tropeço de Náutico, Ceará ou Santa. Inicialmente, todos os concorrentes jogariam fora de casa. Ou seja, mexeu no tabuleiro.

Náutico (na briga, em 3º no B) – O timbu vai enfrentar o Bahia em Salvador, dificultando bastante a chance de pontuação – neste caso, o jogo seria na capital baiana de todo jeito, mas agora será sem público. De toda forma, a vitória classifica o alvirrubro e o empate serve também, mas neste caso com tropeço de Ceará ou Santa. Se perder, torce por derrota do Ceará ou do Santa.

Ceará (na briga, em 4º no B) – A vitória classifica o vozão. Se empatar, torce por derrota do Náutico ou tropeço (empate/derrota) do Santa. Se perder, o alvinegro só avançará se o Santa perder do River – tanto Ceará quanto Santa jogariam fora na tabela original. Em relação à melhor composição do chaveamento (sendo 1º ou 2º), precisa vencer e torcer por derrota de Confiança ou Vitória. É possível.

Santa Cruz (na briga, em 5º no B) – Mesmo em 5º lugar, fora da zona de classificação, o tricolor tem chance até de acabar na liderança. Em relação à vaga, precisa vencer e torcer por tropeços de Náutico ou Ceará, ou por derrotas de Vitória ou Confiança (neste, só tirando o saldo, hoje 5 x 1) – se ocorrerem três resultados favoráveis, ficará numa das duas primeiras posições do grupo. Se empatar, torce por derrota de Náutico ou Ceará. Não há cenário em caso de derrota.

Eliminados no grupo B: Imperatriz, América-RN e CSA.

A classificação do grupo A após a 7ª rodada
1º) 14 pontos (4V, 2E, 1D) – Fortaleza (+6 SG; 10 GP)
2º) 14 pontos (4V, 2E, 1D) – Bahia (+5 SG; 9 GP)
3º) 12 pontos (3V, 3E, 1D) – Botafogo-PB (0 SG; 8 GP)
4º) 9 pontos (2V, 3E, 2D) – ABC (0 SG; 8 GP)
5º) 9 pontos (2V, 3E, 2D) – Sport (-1 SG; 7 GP)
6º) 8 pontos (2V, 2E, 3D) – CRB (-1 SG; 8 GP)
7º) 5 pontos (1V, 2E, 4D) – Frei Paulistano (-9 SG; 6 GP)
8º) 4 pontos (1V, 1E, 5D) – River (-9 SG; 7 GP)

A classificação do grupo B após a 7ª rodada
1º) 13 pontos (4V, 1E, 2D) – Confiança (+5 SG; 10 GP)
2º) 13 pontos (3V, 4E, 0D) – Vitória (+6 SG; 10 GP)
3º) 11 pontos (3V, 2E, 2D) – Náutico (+1 SG; 10 GP)
4º) 11 pontos (2V, 5E, 0D) – Ceará (+5 SG; 13 GP)
5º) 10 pontos (3V, 1E, 3D) – Santa Cruz (+1 SG; 7 GP)
6º) 7 pontos (2V, 1E, 4D) – Imperatriz (-3 SG; 10 GP)
7º) 6 pontos (1V, 3E, 3D) – América-RN (-3 SG; 6 GP)
8º) 4 pontos (1V, 1E, 5D) – CSA (-3 SG; 6 GP)

A última rodada (datas e locais a confirmar; entre parênteses o local original)
Sport x Confiança (Ilha do Retiro)
ABC x CSA (Frasqueirão)
Frei Paulistano x Imperatriz (Titão)
CRB x Ceará (Rei Pelé)
Bahia x Náutico (Fonte Nova)
Fortaleza x América-RN (Castelão)
Botafogo-PB x Vitória (Almeidão)
River x Santa Cruz (Albertão)

Leia mais sobre o assunto
O resumo e os destaques da 8ª rodada da Copa do Nordeste de 2020


Compartilhe!