Compartilhe!

As probabilidades para a 8ª (e última) rodada da fase classificatória da Lampions.

Resta apenas uma rodada para acabar a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2020. Dos 16 clubes, dois já se garantiram nas quartas de final, nove ainda brigam por um lugar no mata-mata, entre vagas quase certas e classificações improváveis, e outros cinco já estão eliminados. A seguir, um resumo sobre os caminhos matemáticos de todos os participantes – vale lembrar que a vaga nas quartas vale uma cota de R$ 300 mil. Na sequência, a classificação atual e a tabela derradeira.

Algum pitaco sobre os classificados para a fase final do Nordestão?

Fortaleza (classificado, 1º no A) – Se vencer, já garante o mando nas quartas. Se empatar, torcerá para que Bahia ou Botafogo tropecem – e o time paraibano ainda precisa tirar 6 gols de saldo. Sobre a liderança, caso vença, precisa manter a vantagem no saldo sobre o Bahia (hoje, 6 x 5). Se ambos empatarem, o leão fica em 1º (com a mesma ressalva do Bota no saldo). Para completar o cenário favorável, pega um time eliminado.

Bahia (classificado, 2º no A) – Em relação ao mando nas quartas, a situação é basicamente a mesma do Fortaleza, jogando pelo triunfo. Sobre a liderança, precisa vencer com uma diferença de saldo superior ao Fortaleza – 2 a mais, ou 1 a mais desde que passe no nº de gols marcados.

Botafogo-PB (na briga, em 3º no A) – O time de João Pessoa perdeu a invencibilidade na 7ª rodada e agora vai receber o embalado Vitória. Porém, segue precisando de um simples empate para permanecer no G4. Se perder, vai torcer para que ABC e Sport não vençam os seus os jogos. Em relação ao mando nas quartas, a chance de fato é vencer e torcer por uma derrota de Bahia ou Fortaleza (ou dos dois, ficando em 1º).

ABC (na briga, em 4º no A) – Entrou na zona de classificação na penúltima rodada e terá uma partida bem acessível na última rodada, diante do eliminado CSA. Vencendo, torce por derrota de Botafogo ou tropeço do Sport – se o leão vencer, que seja pela mesma diferença de gols. Se empatar, torce por tropeço de Sport e CRB.

Sport (na briga, em 5º no A) – A derrota de virada no Castelão deixou o rubro-negro numa situação complicada. Além de enfrentar o líder do grupo B na última rodada, precisa vencer e torcer por tropeço de ABC ou derrota do Botafogo, ambos em casa. Se o ABC vencer, o Sport precisará ficar à frente no saldo.

CRB (na briga, em 6º no A) – Na prática, a chance é remota. Precisa vencer e torcer por tropeços de ABC e Sport. Se empatar, torcerá por derrotas de ABC (por pelo menos 2 gols) e Sport.

Eliminados no grupo A: Frei Paulistano e River.

Confiança (na briga, em 1º no B) – A derrota em casa na penúltima rodada complicou um pouco a situação do Confiança. Embora siga em 1º, pode acabar em 5º. De toda forma, o time vai à Ilha do Retiro precisando de um empate para avançar. Se vencer, garante o mando nas quartas. Se for derrotado, torce por derrota do Vitória ou tropeços de Náutico, Ceará e Santa – basta um resultado.

Vitória (na briga, em 2º no B) – O empate classifica o leão baiano às quartas. Porém, precisa do triunfo para assegurar o mando sem a necessidade de resultados paralelos – valendo até a liderança em caso de tropeço do Confiança. Se perder, vai torcer por um tropeço de Náutico, Ceará ou Santa, todos fora de casa.

Náutico (na briga, em 3º no B) – O timbu vai enfrentar o Bahia em Salvador, dificultando bastante a chance de pontuação. De toda forma, a vitória classifica e o empate serve também, mas neste caso com tropeço de Ceará ou Santa. Se perder, torce por derrota do Ceará ou do Santa.

Ceará (na briga, em 4º no B) – A vitória classifica o vozão. Se empatar, torce por derrota do Náutico ou tropeço (empate/derrota) do Santa. Se perder no Rei Pelé, o alvinegro só avançará se o Santa perder no Piauí. Em relação ao mando de campo, precisa vencer e torcer por derrota de Confiança ou Vitória. É possível.

Santa Cruz (na briga, em 5º no B) – Mesmo em 5º lugar, fora da zona de classificação, o tricolor tem chance até de acabar na liderança. Em relação à vaga, precisa vencer e torcer por tropeços de Náutico ou Ceará, ou por derrotas de Vitória ou Confiança (neste, só tirando o saldo, hoje 5 x 1) – se ocorrerem três resultados favoráveis, pega o mando. Se empatar, torce por derrota de Náutico ou Ceará. Não há cenário em caso de derrota.

Eliminados no grupo B: Imperatriz, América-RN e CSA.

A classificação do grupo A após a 7ª rodada
1º) 14 pontos (4V, 2E, 1D) – Fortaleza (+6 SG; 10 GP)
2º) 14 pontos (4V, 2E, 1D) – Bahia (+5 SG; 9 GP)
3º) 12 pontos (3V, 3E, 1D) – Botafogo-PB (0 SG; 8 GP)
4º) 9 pontos (2V, 3E, 2D) – ABC (0 SG; 8 GP)
5º) 9 pontos (2V, 3E, 2D) – Sport (-1 SG; 7 GP)
6º) 8 pontos (2V, 2E, 3D) – CRB (-1 SG; 8 GP)
7º) 5 pontos (1V, 2E, 4D) – Frei Paulistano (-9 SG; 6 GP)
8º) 4 pontos (1V, 1E, 5D) – River (-9 SG; 7 GP)

A classificação do grupo B após a 7ª rodada
1º) 13 pontos (4V, 1E, 2D) – Confiança (+5 SG; 10 GP)
2º) 13 pontos (3V, 4E, 0D) – Vitória (+6 SG; 10 GP)
3º) 11 pontos (3V, 2E, 2D) – Náutico (+1 SG; 10 GP)
4º) 11 pontos (2V, 5E, 0D) – Ceará (+5 SG; 13 GP)
5º) 10 pontos (3V, 1E, 3D) – Santa Cruz (+1 SG; 7 GP)
6º) 7 pontos (2V, 1E, 4D) – Imperatriz (-3 SG; 10 GP)
7º) 6 pontos (1V, 3E, 3D) – América-RN (-3 SG; 6 GP)
8º) 4 pontos (1V, 1E, 5D) – CSA (-3 SG; 6 GP)

A última rodada (data original a confirmar)
21/03 (16h00) – Sport x Confiança (Ilha do Retiro)
21/03 (16h00) – ABC x CSA (Frasqueirão)
21/03 (16h00) – Frei Paulistano x Imperatriz (Titão)
21/03 (16h00) – CRB x Ceará (Rei Pelé), SBT (regional)
21/03 (16h00) – Bahia x Náutico (Fonte Nova)
21/03 (16h00) – Fortaleza x América-RN (Castelão)
21/03 (16h00) – Botafogo-PB x Vitória (Almeidão)
21/03 (16h00) – River x Santa Cruz (Albertão)

Leia mais sobre o assunto
O resumo e os destaques da 8ª rodada da Copa do Nordeste de 2020


Compartilhe!