Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Os times da Liberadores entram na 3ª fase, subindo o sarrafo. Foto: Copa do Brasil/Twitter.

Sem dúvida alguma, no viés nordestino, o confronto mais interessante definido no sorteio foi o Clássico-Rei, com o primeiro duelo entre Ceará e Fortaleza na história da Copa do Brasil. Tirando o Estadual, na verdade os rivais se enfrentaram em apenas dois mata-matas, ambos pela Copa do Nordeste, com classificação alvinegra em 1997, na preliminar, e em 2020, na semifinal. Agora pela 3ª fase da copa nacional, os rivais centenários disputam um lugar nas oitavas de final, que seria a 10ª presença de cada um, além de uma cota considerável, de R$ 2,7 milhões.

Dos 26 representantes da região em 2021, seguem apenas 8. Composta por 32 clubes, esta fase dá início aos jogos de ida e volta – neste caso, entre os dias 02/06 e 09/06. Esta fase soma os 20 classificados da 2ª fase e os 12 pré-classificados, incluindo o próprio Ceará, devido ao título da Lampions. A composição do novo chaveamento foi direcionado em dois potes, através do ranking. No pote 1, apenas Bahia e Ceará. Ou seja, a chance de sair o clássico cearense era de apenas 6,25%. Pois saiu e tem tudo para ser interessante, com possibilidade de duelo no Nordestão de 2021 e já com a certeza na Série A – fora o estadual. Haja jogo.

Em relação aos demais nordestinos, o Bahia pegou um jogo bem acessível, mas é preciso lembrar que o Vila Nova subiu para a Série B, melhorando a sua situação. O Vitória não deu sorte diante do Inter, assim como CRB (pega o atual campeão) e 4 de Julho, que já teriam vida difícil. Chape x ABC pode ter sido um bom sorteio para o time de Natal, do que era possível enfrentar, mas segue complicado. E a Juazeirense? Também fará história no Mineirão?

Neste ano, quase todos os times do pote 1 demonstram favoritismo. A exceção fica mesmo no clássico. Até hoje, 23 clubes do NE já chegaram às oitavas de final, que nesta edição será a 4ª fase. São 97 presenças ao todo, com a dupla Ba-Vi liderando com 16 – ranking abaixo.

Os 7 confrontos com times nordestinos na 3ª fase
Bahia (BA) x Vila Nova (GO)
Ceará (CE) x Fortaleza (CE)
Chapecoense (SC) x ABC (RN)
Cruzeiro (MG) x Juazeirense (BA)
Internacional (RS) x Vitória (BA)
Palmeiras (SP) x CRB (AL)
São Paulo (SP) x 4 de Julho (PI)

Os outros 9 confrontos da 3ª fase
América (MG) x Criciúma (SC)
Athletico (PR) x Avaí (SC
Atlético (MG) x Remo (PA)
Corinthians (SP) x Atlético (GO)
Flamengo (RJ) x Coritiba (PR)
Fluminense (RJ) x Bragantino (SP)
Grêmio (RS) x Brasiliense (DF)
Santos (SP) x Cianorte (PR)
Vasco (RJ) x Boavista (RJ)

Nº de participações do NE nas oitavas da Copa do Brasil (1989-2020)
1º) 16x – Bahia (BA) e Vitória (BA)
3º) 10x – Sport (PE)
4º) 9x – Ceará (CE), Fortaleza (CE) e Náutico (PE)
7º) 8x – Santa Cruz (PE)
8º) 3x – CSA (AL)
9º) 2x – América (RN) e ABC (RN)
11º) 1x – Baraúnas (RN), Botafogo (PB), Confiança (SE), Corinthians (AL), Flamengo (PI), Fluminense (BA), Horizonte (CE), Icasa (CE), Salgueiro (PE), Sampaio Corrêa (MA) ,Santa Rita (AL), Sergipe (SE) e Treze (PB)

Leia mais sobre o assunto
Cota da Copa do Brasil sobe para R$ 316 milhões em 2021; premiações distintas a 92 clubes


Compartilhe!