A nova camisa completou a estreia da parceria no Vitória. Imagem: Vitória/reprodução.
O Vitória chegou a apostar na marca própria, a Negô, durante um ano, mas acabou firmando com a Volt para a produção dos uniformes oficiais em 2022. A primeira coleção, com as camisas I e II, chegou em abril, com o clube lançando agora o primeiro padrão alternativo com a nova fornecedora. E, na minha opinião, é de uma beleza rara. Com predominância vermelha, a nova camisa tem detalhes pretos, para justificar o rubro-negro, e aposta em duas fortes referências no clube.
A primeira é o escudo de 1910, o chamado “escudo náutico”, um dos primeiros distintivos do clube, quando o futebol ainda engatinhava. Fundado em 1899, o clube baiano adotou o futebol em 1902, mas ainda sem ser o esporte mais popular. Com este escudo, porém, já era bicampeão estadual em 1908/1909. A segunda referência é o leão sublimado na lateral. Vez ou outra algum clube aposta num mascote em marca d’água, mas não é uma aplicação fácil de agradar. Aqui, de forma mais discreta, realmente subliminar, eu gostei – veja abaixo.
Escudo parecido com o do Sport?
Num primeiro olhar, é difícil não confundir o escudo do Vitória com o antigo emblema do Sport, também homenageado nos últimos anos, com a camisa I de 2015 e a camisa III de 2020. O tal “escudo náutico” era de fato uma imagem recorrente no inicio do Século XX, lembrando também o do Corinthians, fundado em 1910. No caso do Vitória, segundo registros histórico, a primeira versão do tipo por lá data de 1906. Ou seja, pioneiro. Saiba mais aqui.
O 3º clube do Nordeste com a Volt
Com apenas 15 meses, a Volt já conta com 8 clubes brasileiros, sendo 1 na Série A, o América-MG, 2 na Série B, Criciúma e CSA, 4 na Série C, com Botafogo-SP, Figueirense, Remo e Vitória, e 1 na Série D, o Santa Cruz. Curiosamente, os três nordestinos entraram em acordo com a empresa e deixaram as marcas próprias, Azulão (CSA), Negô (Vitória) e Cobra Coral (Santa), para peças à parte do enxoval do futebol profissional. E a Volt vem bem no design no NE.
O que você achou do novo uniforme do Vitória? Chegou ao mercado por R$ 229.
Abaixo, assista ao vídeo de lançamento do uniforme III do rubro-negro baiano para este ano.
SOLTAMOS O LEÃO! 🦁
A Nação pediu e a gente trouxe o Leão! Presente na nossa essência, no grito que vem da arquibancada e agora no novo manto Rubro-Negro. pic.twitter.com/rVm057mw8X
— EC Vitória (@ECVitoria) August 11, 2022