Tite comandará a Seleção no Mundial pela 2ª vez. Gostou da lista? Foto: Lucas Figueiredo/CBF.
O técnico Tite confirmou a lista de convocados do Brasil para a Copa do Mundo de 2022. Desta vez tem 26 nomes, afunilando um ciclo de 84 jogadores testados em amistosos. Há várias edições eram 23 na lista final, mas o ofício para o Catar foi ampliado pelo risco de Covi-19, pra tentar evitar o impacto nas escalações. Neste elenco maior, surpreende o nº de atacantes. São nove pra posição, incluindo o Neymar, o camisa 10. Na Rússia foram cinco. Com um trio ofensivo no sistema e agora podendo fazer até cinco substituições, a rotatividade deverá ser grande.
Na lista do gaúcho também chama a atenção a força da Premier League. Subiu de 5 para 12 convocados da Seleção atuando na Inglaterra, agora com a sua maior representatividade, incluindo oito clubes diferentes: Manchester United (3 nomes), Arsenal (2), Liverpool (2), Manchester City (1), Chelsea (1), Tottenham (1), Newcastle (1) e West Ham (1).
Já um fato questionável na última convocação foi a volta de Daniel Alves. Ausente das últimas convocações, o lateral-direito de 39 anos, hoje no futebol mexicano, foi chamado pela enorme confiança que tem dentro da Canarinha, incluindo o ouro olímpico em Tóquio. Com o último dos cincos títulos mundiais completando 20 anos, o Brasil vai ao Oriente Médio na condição de líder do Ranking da Fifa – embora tal status nunca tenha sido cumprido na Copa. No Mundial de 2022, o time está no Grupo G, ao lado de Sérvia, Camarões e Suíça.
A segunda chance
Com 58V, 13E e 5D na Seleção, Tite é apenas o segundo treinador a ter a segunda chance após perder o título na primeira Copa do Mundo. O anterior foi Telê Santana, que ficou em 5º lugar tanto em 1982 quanto em 1986, com a geração de Zico. Agora, com a geração de Neymar, Tite chega com uma equipe sólida em todos os setores do campo e bem armada em busca do hexa. Já era assim em 2018, mas pecou nas finalizações diante da Bélgica, nas quartas de final. Coincidência ou não, o ataque foi bem reforçado dessa vez…
Leia mais sobre o assunto
O CT da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, com deslocamento mínimo
Goleiros
3 jogadores: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras-BRA)
Laterais
4 jogadores: Alex Sandro (Juventus-ITA), Alex Telles (Sevilla-ESP), Dani Alves (Pumas-MEX) e Danilo (Juventus-ITA)
Zagueiros
4 jogadores: Bremer (Juventus-ITA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (Paris Saint Germain-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING)
Meias
6 jogadores: Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Casemiro (Manchester United-ING), Everton Ribeiro (Flamengo-BRA), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING) e Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Atacantes
9 jogadores: Antony (Manchester United-ING), Gabriel Jesus (Arsenal-ING), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING), Neymar (Paris Saint Germain-FRA), Pedro (Flamengo-BRA), Raphinha (Barcelona-ESP), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP) e Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)
Os clubes com mais convocados no Mundial
1º) 47 nomes – Botafogo
2º) 46 nomes – São Paulo
3º) 35 nomes – Vasco e Flamengo (+2)
5º) 32 nomes – Fluminense
6º) 24 nomes – Santos e Palmeiras (+1)
8º) 23 nomes – Corinthians
9º) 13 nomes – Real Madrid-ESP (+3)
10º) 12 nomes – Atlético Mineiro
11º) 11 nomes – Cruzeiro e Barcelona-ESP (+1)
13º) 10 nomes – Roma-ITA
* A partir de 10 jogadores do Brasil, de 1930 a 2022