Compartilhe!

CT do Brasil na Copa do Mundo 2022

A primeira visita em busca de instalações foi em agosto de 2019. Agora, em 2022, a escolha.

Paralelamente à campanha da Seleção Brasileia nas Eliminatórias, com a liderança folgada, a CBF já foi articulando a escolha da estrutura no Catar visando a Copa do Mundo de 2022. Foram 17 visitas durante 32 meses, até a escolha do “pacote”, com local de treino e hospedagem – fotos abaixo. Conforme determinação da Fifa, esta definição das seleções é feita de forma casada. E a canarinha ficará na capital, Doha, com distâncias ínfimas em relação aos oito estádios do Mundial.

Comparando com as últimas duas edições, com as dimensões continentais de Brasil (2014) e Rússia (2014), desta vez a delegação brasileira ficará no máximo a 35 minutos de deslocamento – no caso, em relação ao Estádio Al Bayt. Partindo do Westin Doha Hotel & Spa, na região central da cidade, a arena mais próxima, a Al Thumama, está a apenas 9 minutos!

De acordo com a direção da Confederação Brasileira de Futebol, a concentração da Seleção terá uma média de traslado de apenas 17 minutos sobre os oito palcos oficiais. A título de comparação, a maior distância no Mundial do Brasil foi entre Manaus e Porto Alegre, com 3.130 km. Um voo direto entre essas metrópoles é de 3h28, considerando o avião civil mais rápido do mercado. Já em relação ao centro de treinamento, a 4 km do hotel, o campo selecionado foi o do Estádio Grand Hamad, a casa do Al-Arabi Sports Club, um alvirrubro fundado em 1952 e com sete títulos da liga catariana, embora esteja em jejum desde 1997.

Com capacidade para 13 mil espectadores, todo cadeirado, o estádio recebeu vários eventos nos Jogos Asiáticos de 2006. Também já tem história no próprio Mundial, pois foi a “casa” de Iraque e Iêmen durante as Eliminatórias, em 2012 e 2015, respectivamente, devido à falta de segurança nos dois países. Segundo a nota da CBF, os locais cumpriram “critérios de qualidade do gramado para treinamento, das instalações para hospedagem e também a logística de deslocamento para as partidas da equipe no Mundial”. Em tempo: entre novembro e dezembro, na Copa do Mundo, o hotel e o CT deverão ser customizados com verde e amarelo.

Leia mais sobre o assunto
Reunião com 5 técnicos da Seleção Brasileira propõe “identidade de jogo”. Qual?

O coordenador Juninho Paulista e o técnico Tite estiveram na última visita ao Grand Hamad para a aprovação da CBF. Ao todo, foram três vistorias in loco. No blog, fotos de divulgação da CBF.

CT do Brasil na Copa do Mundo 2022

O estádio (e CT) já conta com cabines e instalações para o trabalho da imprensa. Até a Copa o local terá uma nova sala para entrevistas coletivas, um centro de mídia e um espaço de convivência para que os jogadores convocados possam receber os seus familiares.

CT do Brasil na Copa do Mundo 2022

Apesar de já estar montada, a academia do clube catariano ainda será reforçada por mais equipamentos definidos pela comissão técnica da Seleção Brasileira.

CT do Brasil na Copa do Mundo 2022

Casa da Seleção no Oriente Médio, o Westin Doha Hotel fica a 16 quilômetros do Aeroporto Internacional de Doha, local de desembarque da delegação. O time não deverá fazer outros votos durante o torneio. Ou seja, outro embarque, só após a Copa, hexacampeão mundial ou não.

Hotel do Brasil na Copa do Mundo 2022


Compartilhe!