Com o toró, a reação alvirrubra ficou ainda mais difícil. Foto: Gabriel Leite/Náutico.
Mesmo sem o apoio da sua torcida, após a decisão de última do STJD determinando portões fechados, o ABC dominou o Náutico e venceu com autoridade no Frasqueirão. Com o 3 x 1, avançou à semifinal da Copa do Nordeste após cinco anos. Considerando toda a história do Nordestão, com 20 edições intermitentes desde 1994, esta é a 4ª presença do clube potiguar no “G4”. Nas três anteriores conseguiu avançar à decisão uma vez, em 2010, quando foi vice-campeão. Com a presença na semi em 2023, o ABC garantiu mais uma cota, desta vez de R$ 700 mil. Ao todo, somando as premiações desde a 1ª fase, o clube já soma R$ 3,1 milhões.
Nas quartas de final, o jogo começou com sol forte, às 15h30, e terminou sob chuva torrencial. Bastante superior, o ABC definiu o resultado logo no 1T. Com 52% de posse de bola, o atual campeão potiguar teve 17 x 2 em finalizações, sendo 8 x 0 considerando os chutes efetivamente no alvo. Deu trabalho a Vagner, à defesa alvirrubra e eventualmente funcionou. O ABC marcou duas vezes, com Felipe Garcia cabeceando aos 12 minutos e aos 48, também de cabeça, mas num gol contra do meia Souza, apagado desta vez..
A força do ABC em casa
Paralelamente ao bom futebol do mandante, a passividade do Náutico inviabilizou qualquer chance de classificação, com a marcação frouxa e pouquíssima criação ofensiva. No 2T, embora o timbu tenha feito duas mudanças, o mandante conseguiu controlar a partida, passando até uma falsa impressão de reação do visitante. Não houve, com o ABC, que disputará a Série B, eliminando o Náutico, que disputará a Série C. Na verdade, ainda fez outro gol de cabeça com Garcia, com o timbu fazendo o gol de honra só aos 43 minutos.
De fato, havia uma diferença técnica neste confronto, além do fator mando de campo para o ABC, com 31 jogos de invencibilidade em sua casa. Com ou sem torcida. Quanto ao Náutico, as atenções voltam à disputa pelo tricampeonato pernambucano, com o título valendo a vaga na fase principal da Copa do Nordeste de 2024.
Escalação do ABC (melhores: Felipe Garcia, Maycon e Daniel
Simão; Alemão, Richardson, Afonso e Márcio Azevedo; Wellington Reis (Bruno Lima), Walfrido (Daniel) e Raphael Luz (Léo Ceará); Fábio Lima (Paulinho Moccelin), Maycon Douglas e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori.
Escalação do Náutico (piores, Diego, Paulo Miranda e Jael)
Vágner; Diego Ferreira, Paulo Miranda, Odivan e Diego Matos; Jean Mangabeira (Mateus Cocão), Nathan (Júlio) e Souza; Kayon (Régis Tosatti), Paul Villero e Jael. Técnico: Dado Cavalcanti
Histórico geral de ABC x Náutico
47 jogos (todos os mandos)
23 vitórias pernambucanas (48,9%)
12 empates (25,5%)
12 vitórias potiguares (25,5%)
Histórico do Náutico na Copa do Nordeste
125 jogos em 14 participações até 26/03/2023
50 vitórias, 37 empates e 38 derrotas
189 GP e 159 GC, +30 SG
Leia mais sobre o assunto
A tabela completa da Copa do Nordeste de 2023, com todas as transmissões
Abaixo, veja a comemoração do ABC após o primeiro gol marcado no domingo.
Muita comemoração do @ABCFC após Felipe Garcia balançar as redes. Foi o 3º gol atacante na Lampions 2023.
Nossa produtora de conteúdo, em parceria com a @TTdoBSF, pegou a comemoração num ângulo especial! 📸 #ABCxNAU #CopadoNordeste
Transmissão 📺: Nosso Futebol e OneFootball pic.twitter.com/7u6SUjRZ3z
— Copa do Nordeste (@CopaNordesteCBF) March 26, 2023