Compartilhe!
  •  
  • 7
  •  
  •  

O acordo foi assinado na sede da federação baiana, em 15/02. Foto: FBF/divulgação.

Após dez anos seguidos, a Globo deixa de transmitir o Campeonato Baiano. Para 2021, a federação baiana de futebol firmou um contrato exclusivo com a emissora pública TV Educativa, a TVE, que substitui a Rede Bahia, a afiliada do canal da Família Marinho.

O acordo com a estatal é válido pelas duas próximas edições e é financeiramente superior ao montante anterior, que foi de R$ 2,8 milhões anuais – ainda não consegui apurar o valor preciso. Uma explicação para a mudança é o número de jogos exibidos na tevê aberta, que será duas vezes maior. Ao todo, o torneio terá 25 jogos ao vivo na televisão, ou 49% da tabela, com 51 partidas previstas.

Outra justificativa está na diversificação da transmissão “liberada”. Além do sinal na TV aberta, a TVE irá passar os jogos em seus perfis oficiais no Youtube e no Facebook – portanto, à disposição de torcedores em outros estados, que antes só acompanhavam na tevê paga. E vem daí o único empecilho do novo contrato, apesar do anúncio oficial já feito pela FBF. A princípio, o acordo não tem o aval do Bahia, o atual tricampeão estadual. O clube mais popular do estado negocia o valor (superior ao anterior, com cotas de R$ 850 mil para os dois grandes) apenas pela tevê aberta. O tricolor não quer envolver o pacote digital, até porque a direção já se posicionou algumas vezes sobre a ideia de alimentar a sua plataforma de streaming, o Sócio Digital, com jogos do time principal do Bahia, incluindo o Estadual.

Como a receita superior àquela através da Globo só existe contando a presença do Bahia, fica a observação sobre o próximo passo da transmissão, que conta com o aval dos outros nove participantes, incluindo o rival Vitória, que inclusive está na primeira partida da grade, apenas dois dias após o acerto. No caso, a reestreia da TVE será com Unirb x Vitória, em 17 de fevereiro, às 19h30, em Alagoinhas. A palavra “reestreia” se deve ao fato de a emissora ter exibido a competição há 15 anos. Nos últimos anos, a TVE já vinha exibindo a 2ª divisão do Baiano, os torneios Sub 20 e Sub 17 e o Feminino. Ou seja, fechou o pacote do futebol baiano.

Atualização em 17/02
Dois dias após o anúncio da FBF, o Bahia chegou a um acordo com a TVE, e compartilhará as transmissões digitais no campeonato de 2021, nos perfis da emissora e no Sócio Digital. Em 2022, no entanto, os jogos do tricolor, em streaming, serão exclusivos na plataforma virtual do clube.

Contratos de transmissão do Campeonato Baiano*
2004 – TVE (estatal)
2005 – SporTV (tevê por assinatura)
2006 – TVE (estatal)
2007-2010 – TV Itapoan (afiliada da Record)
2011-2015 – Rede Bahia (afiliada da Globo)*
2016-2020 – Rede Bahia (afiliada da Globo)*
2021-2022 – TVE (estatal)
* Também contou com pay-per-view (Premiere) e tevê fechada (SporTV), no mesmo acordo

Leia mais sobre o assunto
A apertada tabela do Campeonato Baiano de 2021; clássico Ba-Vi na Fonte Nova

A tabela detalhada da Copa do Nordeste de 2021, já com 16 jogos na TV aberta


Compartilhe!
  •  
  • 7
  •  
  •