Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Arena Pernambuco em 2024

O visual da Arena Pernambuco durante o Estadual de 2024. Foto: Danillo Conzz/Arena PE.

A Seleção Brasileira Feminina disputará dois amistosos no Nordeste no mês de junho. Dois duelos contra a Jamaica, no dia 1 em Pernambuco e no dia 4 na Bahia, finalizando a preparação par a Olimpíada de Paris, que acontecerá entre julho e agosto. Sobre a primeira partida, a intenção do presidente da FPF, Evandro Carvalho, era realizar o amistoso no Arruda, com a bilheteria sendo revertida ao Santa Cruz. Porém, o estádio tricolor acabou sendo preterido pela CBF. O amistoso foi anunciado em 26 de abril, mas a definição do estádio veio só na semana seguinte, com a mudança de endereço no Grande Recife.

Na tarde de 3 de maio, o mandatário da federação reconheceu, em entrevista à Rádio Clube, a dificuldade de optar pelo Arruda devido à questão estrutural. Ainda que isso fosse algo óbvio, havia um plano para contornar até junho. Mas não passou na vistoria. À noite, o perfil oficial da arena em São Lourenço confirmou a escolha. Assim, a Arena Pernambuco receberá o time feminino pela primeira vez. Considerando outras categorias da Seleção Brasileira, este será o 4º jogo do escrete nacional na arena multiuso. Antes, ocorreram dois jogos da Seleção Masculina (empate com o Uruguai em 2 x 2, em 2016, e vitória sobre o Peru por 2 x 0, em 2021) e um da Seleção Olímpica Masculina (derrota para o Japão por 3 x 2, em 2019).

Arruda não recebe jogos da Seleção desde 2012

Quanto ao Arruda, outrora “Casa da Seleção” no estado, segue um hiato desde 2012. Já são doze anos desde a última partida de alguma versão da Seleção Brasileira por lá. Naquela ocasião, foi um amistoso do time masculino, que goleou a China por 8 x 0. Curiosamente, o último jogo da seleção feminina em PE havia sido no Arruda, em 2011. Num amistoso contra a Seleção Pernambucana, o Brasil venceu por 4 x 1, com dois gols da Rainha Marta.

Ao todo, Pernambuco receberá a Seleção pela 32ª vez, numa história iniciada há 90 anos, em 1934. Já contabilizando esse amistoso em 2024, são 19 partidas do time masculino, 10 do time olímpico masculino e 3 do feminino. Considerando todo o Nordeste, Brasil já disputou 94 jogos em 18 estádios diferentes. Foram 65 do time masculino, 19 do olímpico e 10 do feminino. Abaixo, o ranking de estádios que mais receberam o time verde e amarelo em suas principais versões. O 95º jogo seria uma ampliação do recorde do Arruda, que soma 18 jogos. A troca fez a Arena Pernambuco subir para o 9º lugar, empatando com a Ilha do Retiro. Em tempo: o 96º jogo na região, que será na Bahia, ainda não tem estádio confirmado.

Estádios que receberam as Seleções Brasileiras

1º) 18 jogos – Arruda (Recife-PE)
2º) 16 jogos – Fonte Nova (Salvador-BA)
3º) 11 jogos – Castelão (Fortaleza-CE)
4º) 6 jogos – Graça* (Salvador-BA) e Rei Pelé (Maceió-AL)
6º) 5 jogos – Arena das Dunas (Natal-RN), Avenida Malaquias* (Recife-PE) e Castelão (São Luís-MA)
9º) 4 jogos – Arena Pernambuco (São Lourenço-PE)** e Ilha do Retiro (Recife-PE)
11º) 3 jogos – Albertão (Teresina-PI) e Machadão* (Natal-RN)
13º) 2 jogos – Almeidão (João Pessoa-PB), Amigão (Campina Grande-PB) e Batistão (Aracaju-SE)
16º) 1 jogo – Aflitos (Recife-PE), Pituaçu (Salvador-BA) e Presidente Vargas (Fortaleza-CE)
* Campos extintos; ** Já considerando o jogo em 1º de junho

Distribuição dos jogos da Seleção em Pernambuco

Arruda: 18 jogos (10 da principal, 7 da olímpica e 1 da feminina)
Avenida Malaquias: 5 jogos (5 da principal)*
Ilha do Retiro: 4 jogos (2 da principal, 1 da olímpica e 1 da feminina)
Arena Pernambuco: 4 jogos (2 da principal, 1 da olímpica e 1 da feminina)**
Aflitos: 1 jogo (1 da olímpica)
* Campo extinto; ** Já considerando o jogo em 1º de junho

Leia mais sobre o assunto
Seleção Brasileira já fez 94 jogos no Nordeste somando times masculinos e femininos; veja

Abaixo, veja o vídeo da direção da Arena PE confirmando o amistoso da Seleção Feminina.


Compartilhe!