Os 16 clubes na briga pelo título da 32ª edição do mata-mata nacional. Foto: CBF/Twitter.
Após quatro fases envolvendo 80 times, restando apenas 5, enfim entram em ação os 11 pré-classificados da Copa do Brasil de 2020, sendo 8 times que se classificaram à Libertadores e os atuais campeões do Nordestão, Copa Verde e Série B. É basicamente outra competição, com as principais forças do país em ação.
Um sorteio na sede da CBF, no Rio, definiu os oito confrontos, compondo alguns duelos interessantes e outros acessíveis – para um dos lados. Foi a primeira vez, neste modelo, que o sorteio aconteceu sem distinção de “Pote 1”, com os times da Libertadores, e “Pote 2”. Porém, mesmo com o “pote único”, só saiu um duelo de Libertadores. Ainda assim, me pareceu bem melhor, pois a benesse de entrar nas oitavas já é considerável.
Entre os 16 times presentes, dois nordestinos, sendo que um deles já estava pré-classificado, o Fortaleza, como campeão nordestino. Enquanto isso, o Ceará remou bastante, passando por Bragantino-PA, Oeste, Vitória e Brusque. Presente nas oitavas pela 9ª vez, o vozão tenta chegar às quartas pela 6ª vez – o rival tricolor também chega pela 9ª vez, tentando avançar pela 2ª vez. Na rota da dupla, o estado de SP, litoral e capital. Nas oitavas, os participantes recebem R$ 2,6 milhões de cota. Em caso de classificação às quartas, um aporte de R$ 3,3 milhões.
A seguir, os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, com os times à direita decidindo a vaga em casa – entre parênteses, a origem de cada um nesta edição. Em relação às datas, tabela básica aponta os dias 28/10 e 04/11. Vale lembrar que na quartas haverá um novo sorteio.
Santos (Libertadores) x Ceará (4ª fase)
No primeiro turno do Brasileirão, os dois alvinegros fizeram um duelo bem disputado no Castelão. Embora o peixe tenha vencido por 1 x 0, o vozão teve 14 x 9 no scout de finalizações. Hoje, pesa a fase do atacante Marinho, brilhando na Baixada Santista. Quanto ao Ceará, pode pesar o desgaste.
Santos: 1 título em 2 finais
Ceará: 1 vice
Grêmio (Libertadores) x Juventude (4ª fase)
Esse confronto gaúcho ocorreu nesta mesma fase em 2019, quando o tricolor avançou com 1V e 1E. E o Grêmio aparece novamente como favorito, mas numa distância menor. Primeiro, pela própria fase, hoje irregular. Segundo, pelo rendimento do time de Caxias do Sul, que subiu da C pra B.
Grêmio: 5 títulos em 8 finais
Juventude: 1 título em 1 final
Botafogo (4ª fase) x Cuiabá (Copa Verde)
Dos oito confrontos, apenas dois não contam com campeões da Copa do Brasil. Este é um desses, reunindo, neste momento, o líder da Série B, com o time do MT tendo apenas 1 derrota em 12 jogos, e um integrante do Z4 da Série A, com o time carioca tendo apenas 1 vitória em 12 jogos. Surpresa?
Botafogo: 1 vice
Cuiabá: estreante nas oitavas
Fortaleza (Nordestão) x São Paulo (Libertadores)
No duelo tricolor, Rogério Ceni já larga como o grande personagem, pela enorme identificação em ambos. Como goleiro, mais de 1.000 jogos em SP. Como técnico, mais de 1.000 dias no CE. Caso avance, e parece um duelo aberto, já igualaria a sua melhor campanha, com as quartas em 2001.
São Paulo: 1 vice
Fortaleza: 1x nas quartas de final
Athletico-PR (Libertadores) x Flamengo (Libertadores)
Os dois rubro-negros vêm disputando confrontos importantes nos últimos anos. No início de 2020, o Fla venceu a Supercopa do Brasil, em Brasília. Em 2019, porém, o CAP eliminou o time carioca nas quartas da Copa do Brasil, na campanha que resultou em seu primeiro título na competição.
Flamengo: 3 títulos em 7 finais
Athletico-PR: 1 título em 2 finais
Atlético-GO (4ª fase) x Internacional (Libertadores)
Apontado como um dos grandes favoritos ao descenso, o time goiano vem sendo competitivo na Série A, enquanto o Internacional, que largou como líder, dá sinais de irregularidade. Vice-campeão da copa em 2019, o colorado busca um título nacional de elite há 28 anos. A pressão é grande.
Internacional: 1 título em 3 finais
Atlético-GO: 1x na semifinal
Bragantino (Série B) x Palmeiras (Libertadores)
Um duelo de investimentos, com a Crefisa no Palmeiras e a Red Bull no Bragantino. Porém, ainda com uma diferença considerável. Embora o futebol siga bem aquém do montante investido, o verdão aparece como favorito, até porque o Braga vem decepcionando em sua volta à Série A.
Palmeiras: 3 títulos em 4 finais
Bragantino: 1x nas oitavas de final
Corinthians (Libertadores) x América-MG (4ª fase)
O mau desempenho do Corinthians no Brasileirão acende o alerta na temporada. Isso inclui a Copa do Brasil, que pode ficar secundária devido à pressão pela ameaça de Z4. Melhor para o time de Lisca, que vem lutando pelo G4 na Série B, embora tenha 1V nas últimas 5 rodadas.
Corinthians: 3 títulos em 6 finais
América-MG: 2x nas oitavas de final
Pitacos sobre os classificados
Santos, Grêmio, Cuiabá, Fortaleza, Flamengo, Inter, Palmeiras e América-MG.
Leia mais sobre o assunto
As melhores campanhas dos clubes do Nordeste na Copa do Brasil de 1989 a 2019