Compartilhe!

O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um nas quatro redes sociais mais utilizadas no futebol.

O levantamento de maio de 2018 parte com os 20 clubes presentes no Campeonato Brasileiro de 2018, com Flamengo e Corinthians numa disputa ferrenha pela liderança (20,39 mi x 20,35 mi), e mais 19 times com os maiores quadros nas divisões inferiores, sendo 12 na B, 5 na C e 2 na D. Sem divisão, a Portuguesa é a exceção, justificada pelo mercado paulista.

Ao todo, a pesquisa traz dez representantes do Nordeste, com cinco deles tendo mais de 1 milhão de usuários combinados. Já com 3 mi, o Sport é o mais numeroso, com 239 mil pessoas a mais que o Bahia – no cenário nacional, porém, o leão foi ultrapassado no último mês pelo Botafogo (1.408 de diferença), ficando em 14º. Neste post, então, trago a evolução dos times da região, com dois comparativos em relação à maio de 2018: mês anterior e ano anterior.

A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog.

* A maior evolução no último mês
** A maior evolução no último ano

Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

Na soma geral das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), o rubro-negro pernambucano ainda detém uma vantagem segura sobre o tricolor baiano. Entretanto, o Baêa vem tirando a diferença nos últimos meses. No último mês, destaca-se também, de forma proporcional, o aumento do Náutico, no embalo do título pernambucano.

No Facebook, a rede social mais robusta, o Bahia se mantém à frente, até mesmo porque o Sport vem registrando decréscimo – fato também ocorrido com outros três times, Santa, América de Natal e ABC. Seria um processo de congelamento da rede de Mark Zuckerberg? Numa avaliação geral, os crescimentos foram de fato os mais tímidos, à parte do Fortaleza, ainda sob o efeito Rogério Ceni.

No Twitter, a rede mais utilizada para debater futebol, segundo pesquisa do próprio Ibope, três clubes já passaram de 1 milhão e ainda registram crescimentos elevados. Apesar da vantagem do Bahia no mês (+4.092), a diferença para a liderança leonina ainda é de 177.312. Embora seja o 9º lugar no geral (regional), aqui o timbu tem o seu melhor desempenho.

O Instagram foi rede social que mais cresceu no futebol, de forma proporcional, no último ano. O Sport, líder entre os nordestinos, conseguiu 21% dos seus seguidores nos últimos doze meses, enquanto Náutico e Bahia foram além, com 31% e 38%, respectivamente.

No Youtube, o Santa Cruz tinha o seu melhor quadro, mas o crescimento da TV Coral no último ano acabou sendo abaixo da média entre os grandes clubes da região. Com isso, foi ultrapassado pela dupla cearense – os três estão na casa de 30 mil Esta é a única rede com uma ausência de perfil oficial. No caso, o Náutico.


Compartilhe!