Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Ibope-Repucom publicou a atualização das bases digitais dos principais clubes do país, somando os perfis oficiais de cada um deles nas redes sociais mais utilizadas no futebol até fevereiro de 2019 – facebook, twitter, instagram e youtube. Ao todo, 45 times analisados.

Em relação ao Nordeste, são 13 representantes, com o Sport sendo o mais numeroso da região e o único acima de 3 milhões – entretanto, o Bahia reduziu a diferença pelo 8º mês seguido (de 185 mil para 165 mil). Entre os mais populares, cinco têm mais de 1 milhão de usuários combinados. O Santa está a 21 mil desta marca.

O critério do instituto para a elaboração da lista geral considera os 20 times classificados à Série A desta temporada e os 25 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo aqueles sem participação no Campeonato Brasileiro de 2019. No topo da lista combinada, o Flamengo mantém a disputa particular com o Corinthians, ambos com 21 milhões. Hoje, o rubro-negro carioca tem 406 mil inscritos a mais.

A seguir, os cinco quadros e algumas observações do blog sobre os novos dados.

* A maior evolução no último mês

Obs. Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. E também pode, em tese, seguir perfis rivais, também contabilizados nas listas.

1) Na soma geral das quatro redes quantificadas (facebook, twitter, instagram e youtube), a principal disputa na região está no Clássico-Rei. O Fortaleza chegou a ficar a apenas 2.798 usuários do Ceará, mas o vozão reagiu, com a diferença subindo para 22.145, quase “confortável”.

2) Embora seja a rede com mais usuários, no geral, o Facebook segue estagnado. No caso dos pernambucanos, apenas o Sport conseguiu crescer – após vários meses registrando decréscimo. Náutico, Santa e Íbis regrediram. Crescimento efetivo, de fato, só na dupla cearense.

3) Conforme pesquisa do próprio Ibope, o Twitter é a rede mais utilizada pelos brasileiros para debater futebol. Daí, o recorrente crescimento geral – algo só modificado quando o microblog faz varreduras em perfis inativos. Esta é a única rede com três nordestinos acima de 1 milhão.

4) Há mais de um ano o Instagram registra forte crescimento, sendo a rede social de maior evolução proporcional. O Sport, líder neste cenário, conseguiu 26% dos seus seguidores nos últimos 12 meses. Bahia e Fortaleza foram bem além, com 69% e 110%, respectivamente.

5) O Youtube traz o cenário com a maior chance de mudança. Em ascensão desde a Série B, o canal do Fortaleza está a 402 inscritos do Sport – mo último mês, o Leão do Pici ganhou 2.800 usuários a mais que o Leão da Ilha. Aqui, Náutico e Íbis não contam com perfis oficiais.


Compartilhe!