Compartilhe!
  •  
  • 63
  •  
  •  

Os clubes presentes no “Campeonato Brasileiro de Doação de Sangue”. Todo mundo sai ganhando.

Apenas 1,6% dos brasileiros doa sangue de forma periódica, um índice abaixo do recomendável segundo a ONU, com projeção de 3% a 5% para manter os bancos de sangue capacitados. Daí, o recorrente incentivo à doação. Atrelar isso ao futebol não chega a ser uma novidade, mas a ideia do “Sangue Torcedor” é curiosa, com um Campeonato Brasileiro de doação em 2019.

Nesta primeira edição, a campanha começa em 14 de junho, data do Dia Mundial do Doador de Sangue, seguindo até o fim do mês. Idealizada pela Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) e Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a campanha para a doação envolve 30 clubes, dos quais 7 no Nordeste, sendo três do Recife (Náutico, Santa e Sport), dois de Fortaleza (Ceará e Fortaleza) e dois de Salvador (Bahia e Vitória). Na imagem de divulgação (acima), porém, apenas 22 clubes estão efetivamente presentes na convocação, pois, segundo o site da campanha, os demais não puderam participar por políticas internas.

No site (sanguetorcedor.abrale.org.br), o torcedor escolhe o time do coração e preenche o cadastro para doação no hemocentro indicado, posteriormente transformada em “pontos” para a “classificação” do respectivo clube. No caso de alvirrubros, rubro-negros e tricolores pernambucanos, por exemplo, o local selecionado é o Hemope, no bairro das Graças.

A classificação final é o que menos importa. O que vale é o reforço no banco de sangue.

Os clubes presentes no cadastro da campanha
América (MG), Atlético (GO), Atlético (MG), Athletico (PR), Avaí (SC), Bahia (BA), Botafogo (RJ), Botafogo (SP), Brasil (RS), Ceará (CE), Chapecoense (SC), Corinthians (SP), Coritiba (PR), Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Figueirense (SC), Fortaleza (CE), Goiás (GO), Grêmio (RS), Internacional (RS), Náutico (PE), Palmeiras (SP), Pelotas (RS), Santa Cruz (PE), Santos (SP), São Paulo (SP), Sport (PE), Vasco (RJ) e Vitória (BA)


Compartilhe!
  •  
  • 63
  •  
  •