Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

A Taça dos Campeões do CE. Foto: Ceará/twitter (@cearasc)

Na Europa, quase todos os países contam com três torneios nacionais. A estrutura de praxe é formada pela liga nacional (pontos corridos), pela copa (mata-mata) e pela supercopa, reunindo os vencedores das duas primeiras. Na Inglaterra existe até uma quarta disputa, a copa da liga. No Brasil, mesmo num cenário estadual, duas federações (RS e CE) promovem algo parecido. No Nordeste, o estado vizinho adota um modelo que, na minha visão, funciona.

Além do Campeonato Cearense, hoje centenário, a FCF criou a Copa Fares Lopes, em 2010. Nos últimos anos a competição passou a dar vaga na Copa do Brasil – o que na prática significa a obtenção da cota da primeira fase do torneio nacional (R$ 525 mil em 2019, por exemplo). Não por acaso, os dois rivais do Clássico-Rei também a disputam. E em 2016 foi elaborada uma terceira disputa profissional, a “Taça dos Campeões Cearenses”, reunindo os vencedores das duas competições prévias.

Atualmente disputada em jogo único, serve como “abertura oficial” da temporada, mesmo que a fase preliminar do Estadual esteja em vigor. Em 2019, em decisão no Castelão, o Ferroviário (Fares Lopes) venceu o Ceará (Estadual) por 1 x 0, gol de Da Silva, e tornou-se o primeiro clube a conquistar os três títulos locais. Veremos quanto tempo vai demorar para a “tríplice coroa”.

Obs. Em Pernambuco já houve a Copa Pernambuco, de 1994 a 2012, mas nunca valeu vaga num torneio maior (como a Copa do Brasil). E não há previsão de volta. Quanto mais uma supercopa…

Campeonato Cearense (104 edições, 1915-2018)
45x – Ceará
41x – Fortaleza
9x – Ferroviário
4x – Maguari
2x – América
1x – Calouros do Ar, Gentilândia, Icasa, Orion, Tiradentes e Tramways

Copa Fares Lopes (9 edições, 2010-2018)
2x – Guarani de Juazeiro e Horizonte
1x – Barbalha, Ferroviário, Floresta, Guarany de Sobral e Icasa

Taça dos Campeões Cearenses (4 edições, 2016-2019)
2x – Fortaleza
1x – Ferroviário e Floresta

Ferroviário com a Taça dos Campeões de 2019. Foto: Ronaldo Oliveira/Ferroviário


Compartilhe!