Compartilhe!
  •  
  • 11
  •  
  •  

Um trecho da nota oficial da federação do RN confirmando o cancelamento em 25 de março.

Criado em 1919, o Campeonato Potiguar teve 101 edições até 2020. Na história, apenas uma lacuna, com edição interrompida em 1942, devido à Segunda Guerra Mundial. Apesar da história concentrada na Europa, a cidade de Natal acabou recebendo bases das forças aliadas, com milhares de soldados envolvidos. Um motivo de força maior, como agora em 2021.

Devido ao veto do governo do estado sobre as atividades do futebol, incluindo treinamentos, numa tentativa de baixar a curva de contaminação da Covid-19, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) e os clubes participantes decidiram cancelar o torneio – a crítica parte do fato de que América e ABC estão liberados para disputas nacionais, mas os outros seis, só com o Estadual, não. A nota oficial (veja abaixo) não fala em suspensão, mas em cancelamento.

A decisão pelo cancelamento é a segunda do tipo no país desde o início da pandemia. A primeira vez ocorreu no Campeonato Amazonense de 2020. Meses depois, porém, todos os outros campeonatos estaduais voltaram (incluindo o RN) e os clubes do Amazonas decidiram recriar a disputa, realizada inteiramente em 2021, com apenas 13 jogos e título do Penarol.

Na minha opinião, a decisão não parece definitiva, mas sim um “all in” da turma do futebol, como pressão à opinião pública. Até porque a medida implica diretamente na definição dos representantes do RN em três torneios do próximo ano, além da questão econômica. Afinal, a FNF havia acabado de assinar a venda dos direitos de transmissão à Band, num contrato de R$ 600 mil por 2021 e 2022. Nesta crise, os clubes estão cientes da possibilidade de distrato?

O país vive o seu pior momento em relação à Covid-19, com cerca de 3 mil mortos por dia. A paralisação do futebol é, sim, um tema necessário. A nota da FNF, entretanto, não parece pesar por este lado especificamente, apesar de frisar sobre os cuidados tomados. A conferir.

Os 8 participantes do Campeonato Potiguar de 2021
ABC, América, Assu, Força e Luz, Globo, Palmeira, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal

Onde parou…
O campeonato tem dois turnos, a “Copa Cidade da Natal” e a “Copa Rio Grande do Norte”, com os vencedores disputando a final – caso um time vença os dois, é campeão direto. Após 4 rodadas, o América liderava o 1º turno com 3V e 1E, com o ABC logo atrás, com um jogo a menos e 2V e 1E.

As 5 vagas em disputa no Campeonato Potiguar de 2021
2 vagas na Copa do Brasil de 2022 (campeão e vice do RN)
2 vagas na Série D de 2022 (campeão e vice do RN, à parte de clubes nas divisões acima)
1 vaga na Copa do Nordeste de 2022 (campeão do RN)

Abaixo, confira a publicação da federação e a íntegra da nota oficial.

Leia mais sobre o assunto
Com torneio refeito, Amazonas celebra o 27º campeão estadual de 2020; lista completa

TV: Os 9 Estaduais do NE com transmissão em 2021; Potiguar com contrato de 2 anos


Compartilhe!
  •  
  • 11
  •  
  •