Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

A reunião da Liga Forte Futebol em 21/12/2022

O encontro aconteceu na sede social do Fluminense, no Rio. Foto: Forte Futebol/divulgação.

A Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), que agora conta com sete clubes nordestinos, anunciou a aprovação da proposta de um grupo de investidores apresentada pela XP Investimentos, que vem assessorando a associação criada em 28/06. A decisão ocorreu de forma unânime entre os membros da liga, uma das duas em vigor no país, ambas já articulando a negociação dos direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025. A outra é a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que conta com dois nomes do Nordeste, Vitória e Sampaio Corrêa.

A Assembleia Geral Extraordinária da LFF, em 21/12, contou com representantes de todos os 26 clubes, já incluindo o ABC de Natal, cujo ingresso foi enfim formalizado. Assim, a Forte Futebol supriu a lacuna na região deixada pelo Sampaio, que assinou com a Libra, sendo o primeiro clube do país a mudar de liga. Agora, considerando a Série B de 2023, o Botafogo de Ribeirão Preto é o único que ainda não se decidiu. Já na próxima Série A, só o Bahia segue sem oficializar a sua posição. Apesar da indecisão, ambos devem seguir pra Libra.

Os presidentes presentes

Hoje, num comparativo só com os integrantes das duas principais divisões nacionais, o Forte Futebol está na frente da Libera, 21 x 17 – abaixo, a atual configuração das entidades. Essa disputa visa a robusta receita da tevê após o fim do contrato com a Rede Globo. Após a reunião no Rio de Janeiro, os clubes da LFF lançaram um comunicado sobre a proposta. Mesmo sem os valores divulgados, ela é na verdade uma resposta à movimentação da liga “concorrente”, que teria aprovado a assinatura de um contrato de exclusividade para vender até 20% do seu capital, a um fundo dos Emirados Árabes, por cerca de US$ 900 milhões.

Os presidentes de Sport (Yuri Romão), Náutico (Diógenes Braga) e Fortaleza (Marcelo Paz) estiveram na assembleia. O rubro-negro comentou o encontro no site do clube: “Diria que estamos vivendo um momento histórico, um marco em busca de termos um futebol mais forte, com uma divisão de receitas criteriosa, mais justa. É de total interesse dos investidores uma liga onde haja muito mais equilíbrio e tivemos reforçada essa percepção hoje. O nosso futebol não pode seguir com uma disparidade tão grande nas arrecadações entre times do mesmo torneio e da mesma divisão. Esperamos em muito pouco tempo colocar em prática todas as discussões e avanços que temos tido ao longo dos últimos encontros”.

Três meses de análise

Segundo a nota da LFF, a expectativa é concluir a negociação sobre o novo investimento em até 90 dias, com a “crença de que a distribuição equilibrada das receitas é o ponto de partida para criarmos uma liga forte no Brasil”. O texto ainda cita que a proposta aprovada é válida para os clubes da LFF de forma independente, via Lei do Mandante, mas também para uma eventual liga única com as Séries A e B. Neste caso, claro, se ocorrer a unificação.

A seguir, a atual composição das ligas nacionais no Brasil, com 43 clubes confirmados até 21 de dezembro de 2022. As divisões de cada um já se referem ao campeonato de 2023.

Os 26 clubes na Forte Futebol

9 na Série A: Athletico (PR), Atlético (MG), América (MG), Coritiba (PR), Cuiabá (MT), Fluminense (RJ), Fortaleza (CE), Goiás (GO) e Internacional (RS); 12 na Série B: ABC (RN), Atlético (GO), Avaí (SC), Chapecoense (SC), Ceará (CE), Criciúma (SC), CRB (AL), Juventude (RS), Londrina (PR), Sport (PE), Vila Nova (GO) e Tombense (MG); 5 na Série C: Brusque (SC), CSA (AL), Figueirense (SC), Náutico (PE) e Operário (PR)

Os 17 clubes na Libra

10 na Série A: Botafogo (RJ), Bragantino (SP), Corinthians (SP), Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ), Grêmio (RS), Palmeiras (SP), Santos (SP), São Paulo (SP) e Vasco (RJ); 7 na Série B: Guarani (SP), Ituano (SP), Mirassol (SP), Novorizontino (SP), Ponte Preta (SP), Sampaio Corrêa (MA) e Vitória (BA)

Leia mais sobre o assunto

Libra x Forte Futebol? A briga das ligas pelos direitos de TV, mas sem torneios paralelo

Abaixo, a íntegra da nota da Liga Forte Futebol sobre o acerto com o grupo de investidores.


Compartilhe!