Compartilhe!

Ricardo Fernandes/Spia Photo

O Sport fez a sua partida mais segura neste início de Brasileirão, vencendo o Bahia por 2 x 0 com direito à olé. Apesar da postura mais defensiva, implantada por Claudinei Oliveira na rodada anterior, contra o Paraná, o leão conseguiu ser mais efetivo que o rival nordestino, com 19 x 7 em finalizações, de acordo com o Footstats. Nas conclusões certas, 10 x 2.

O que impressiona neste quadro é justamente o fato de o leão ter atuado durante boa parte do jogo de forma tão precavida, mesmo em casa e diante de um time de porte semelhante. Ou seja, a ideia uma equipe mais limitada foi logo assimilada, resultando numa obediência tática interessante – pode não ser do gosto do torcedor, mas funcionou nos últimos dois domingos.

Na partida na Ilha do Retiro, que recebeu 15 mil torcedores, também é preciso destacar que o mandante teve bons rendimentos individuais – na prática, destoaram apenas Neto Moura e Felipe Bastos, mais precisamente no primeiro tempo, quando o Sport abriu o placar após um gol contra do goleiro Douglas. A zaga (Ernando/Ronaldo Alves) esteve firme pela terceira vez, assim como o senso de cobertura dos laterais Sander e Winck – este havia chegado muito mal, mas foi premiado com o segundo gol. Seguindo, Anselmo segue com muita força no meio e à frente Rogério e Gabriel tiveram atuações de muita entrega, inclusive na parte defensiva.

Há poucas semanas, dificilmente o rubro-negro emplacaria sete boas atuações num só jogo. Assim, vi um lampejo de competitividade, com 7 pontos conquistados em 12 disputados.

Em termos históricos, esta foi a terceira vitória consecutiva do Sport sobre o Bahia, uma sequência inédita para o clube na Série A – o tricolor ganhou quatro entre 1989 e 1992. Considerando o histórico mais desfavorável, até que o Sport vem melhorando a situação…

Histórico geral de Sport x Bahia (todos os mandos)
89 jogos
24 vitórias rubro-negras (26,9%)
29 empates (32,5%)
36 vitórias tricolores (40,4%)

Histórico de Sport x Bahia pela Série A (todos os mandos)
27 jogos
8 vitórias rubro-negras (29,6%)
8 empates (29,6%)
11 vitórias tricolores (40,7%)

A análise do Podcast 45 Minutos (Cassio Zirpoli, Fred Figueiroa e Lucas Fitipaldi):

Ricardo Fernandes/Spia Photo


Compartilhe!