Enfim jogou à tarde, o leão venceu com certa tranquilidade. Foto: Rafael Bandeira/Sport.
Com todos os 16,8 mil ingressos à disposição vendidos, o Sport finalmente jogou na Série B com uma simbiose entre time e torcida, com domínio em campo, ainda que algumas falhas, e apoio irrestrito fora dele, algo já visto em Cruzeiro, Vasco e Bahia – não por acaso presentes no G4. Diante do Londrina, o rubro-negro fez 2 x 0, com gols de Thyere (8/1T) e Sander (20/2T), e voltou a vencer após um mês, acabando um jejum de seis rodadas, período no qual se distanciou do grupo de acesso.
Tanto que, no encerramento desta 17ª rodada, o leão iniciou a partida em 9º lugar, na sua pior situação nesta edição. Com o resultado positivo, subiu para a 5ª colocação, seguindo a 4 pontos do Grêmio (em 4º) e a 5 do do Bahia ( em 3º), que empatou na véspera. Foi a primeira vitória do time sob o comando de Lisca, trabalhou a favor na Ilha do Retiro pela primeira vez. Com um sistema ofensivo ainda deficiente, algo de difícil solução até a abertura da nova janela de inscrições no BR, cabia ao time ter um comportamento diferente para criar mais situações.
Para isso, destaco o scout de desarmes no 1T, com 11 x 4 para o Sport, que forçou a saída de bola do Londrina, que não acertou a barra de Maílson uma vez sequer, e atacou bastante os espaços, recuperando e chegando com várias peças. Isso se aplica ao segundo gol, com Sander pegando um rebote após o chute de Vanegas, que infiltrou num rápido contragolpe.
Aposta no coletivo até os reforços
Além disso, houve mais preparação na bola parada, com o gol de Thyere saindo num escanteio cobrado por Juba que foi desviado de “casquinha” por Thiago Lopes no primeiro pau – lance com posicionamento e precisão. Assim, extraindo o máximo possível da questão coletiva até a necessária qualificação técnica, o Sport poderá seguir na dura disputa pelo acesso no returno. Com a Ilha novamente a favor do Sport, mesmo com capacidade de público ainda limitada pelos Bombeiros, o rendimento tende a ser melhor. Não é acaso…
Sport em 17 rodadas na Série B de 2022
Mandante (8 jogos, 17 pts 70.8%): 5V, 2E e 1D
Visitante (9 jogos, 8 pts e 29.6%): 1V, 5E e 3D
Escalação do Sport (melhores: Thyere, Fabinho e Sander; piores: Parraguez e Alan)
Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander; Fabinho e Blás Cáceres; Thiago Lopes (Pedro Naressi), Giovanni (Alanzinho) e Luciano Juba; Javier Parraguez (Ray Vanegas). Técnico: Lisca
Escalação do Londrina (piores: Jhonny e Douglas Coutinho)
Matheus Nogueira; Samuel Santos, Saimon, Vilar e Alan Ruschel (Eltinho); Jhonny Lucas (Mossoró), João Paulo e Gegê (Luis Mandaca); Mirandinha (Matheus Lucas), Douglas Coutinho (Gabriel Santos) e Caprini. Técnico: Adílson Batista
Os seis jogos na história do confronto, todos pela Série B (4V do leão e 2E)
1º) 17/08/2002 – Londrina 0 x 0 Sport (Estádio do Café)
2º) 11/06/2003 – Sport 1 x 1 Londrina (Ilha do Retiro)
3º) 27/04/2004 – Londrina 0 x 2 Sport (Estádio do Café)
4º) 24/05/2019 – Sport 3 x 2 Londrina (Ilha do Retiro)
5º) 24/09/2019 – Londrina 1 x 2 Sport (Estádio do Café)
6º) 07/07/2022 – Sport 2 x 0 Londrina (Ilha do Retiro)
Leia mais sobre o assunto
A tabela de jogos do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022
Abaixo, assista ao primeiro gol na Ilha, através do perfil oficial do Sport no Twitter.
O GOL PRA FERVER A ILHA DO RETIRO! 🔥 pic.twitter.com/VW2Fu9KrC1
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 9, 2022
Abaixo, assista ao segundo gol na Ilha, através do perfil oficial do Sport no Twitter.
A ILHA ESTÁ RUGINDO! 🔥 GOL DE SANDER! pic.twitter.com/3xj1C1tnF4
— Sport Club do Recife (@sportrecife) July 9, 2022