Compartilhe!
  •  
  • 28
  •  
  •  

Com o novo acerto, o Nordestão firmou três plataformas de uma vez com o Grupo Disney.

A Copa do Nordeste fechou o pacote de transmissões sobre a edição de 2022, a “última” através do acordo judicial entre a Liga do Nordeste e a CBF – calma, não deverá ser a última. Na tevê aberta já havia o contrato firmado com o SBT, válido por três edições, encerrando em 2022. No caso da emissora de Sílvio Santos, os jogos passam apenas nas afiliadas dos estados na região – há dois anos há uma articulação sobre a final para todo o país, mas ainda não andou. Já sobre a tevê fechada, o Fox Sports havia entrado na jogada após a descontinuação do Esporte Interativo. E vai seguir.

Ocorre que no último dos três anos da parceria houve a autorização da junção dos canais Fox Sports e ESPN no Brasil, através do Grupo Disney. Portanto, com a renovação anunciada em 3 de setembro, a ESPN poderá passar os jogos da copa, segundo o comunicado da Disney sobre a aquisição dos direitos. Estreia tanto da ESPN quanto da plataforma de streaming, a Star+.

Neste caso, o novo streaming do grupo replicará os jogos da tevê fechada. Ao todo, este acordo prevê a exibição de 14 partidas, sendo duas pelas eliminatórias, a “Pré-Copa do Nordeste”, oito da fase de grupos (ou seja, uma por rodada), e quatro do mata-mata, incluindo a ida e a volta da final. O torneio irá de outubro de 2021, com a seletiva, até abril de 2022, com a decisão. Em relação às cotas de tevê, somando todas as plataformas, ainda não houve a divulgação. Geralmente, o dado é apresentado pela própria liga. Em 2021, na edição vencida pelo Bahia, o total chegou a R$ 26,9 milhões, à parte da receita gerada pelo pay-per-view.

PPV segue no Nordeste FC
Com a ampliação do torneio regional, de 20 para 36 clubes, o número de jogos também cresceu, somando a preliminar e a fase principal. Passou de 80 para 96 jogos, sendo 24 nas eliminatórias e 72 na Copa do Nordeste de fato. Neste caso, a transmissão estendida segue com o Nordeste FC (ex-Live FC), o pay-per-view via streaming criado pela Liga do Nordeste. Segundo o site, a exibição do PPV começará só na 2ª fase. Então, excluindo os 8 jogos da 1ª fase, o pacote terá 88 partidas.

Copa do Nordeste acabará em 2022? Não…
O acordo entre a CBF e a Liga, com a realização de 10 edições seguidas, acaba em 2022. Foi o meio judicial da confederação para evitar a multa milionária por tirar a copa do calendário oficial em 2003. Só que o sucesso do Nordestão, incluindo as receitas geradas, pavimentou a continuidade. A decisão ainda não está oficializada, mas a liga trata como algo muito próximo e o contrato com a Disney, segundo apuração do blog, vai além de 2022, já considerando a sequência da Lampions nos próximos anos. Agora, então, o único contrato em aberto para 2023 é o da tevê aberta.

Histórico de transmissões da Copa do Nordeste (TVs aberta e fechada)
2013 – Globo (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada)
2014 – Globo (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada)
2015 – Globo (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada)
2016 – Globo (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada)
2017 – Globo (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada)
2018 – SBT (TV aberta) e Esporte Interativo (TV fechada)
2019 – SBT (TV aberta) e Fox Sports (TV fechada)
2020 – SBT (TV aberta) e Fox Sports (TV fechada)
2021 – SBT (TV aberta) e Fox Sports (TV fechada)
2022 – SBT (TV aberta), Fox Sports (TV fechada) e ESPN (TV fechada)

Leia mais sobre o assunto
Definidos os duelos da seletiva do Nordestão de 2022, com ampliação de 8 para 24 clubes


Compartilhe!
  •  
  • 28
  •  
  •