Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

A notícia da CBF tratando como novidade um erro absurdo de administração das partes.

Num crescimento gradativo, trabalhado há anos, os perfis oficiais da Copa do Nordeste chegaram a contar com 2,53 milhões de seguidores nas redes, com alcance sólido entre as torcidas da região. Esta era a soma das contas da “copadonordeste” no Twitter, Instagram, Facebook, YouTube (já próximo de 1 milhão), TikTok e Twitch (a mais nova, com 6 mil). Pois, acredite se quiser, o caminho terá que ser percorrido novamente. Todas as redes eram administradas por uma parceira da Liga do Nordeste, e a entidade não detinha as senhas de fato. Ou seja, não estava à frente dos próprios perfis, cujo primeiro foi criado em 2010.

Uma coisa é terceirizar o serviço, outra é terceirizar a “propriedade”. Ao que parece, foi o que aconteceu. Com a mudança da gestora, saindo a LiveMode, a CBF passa a fazer a operação das redes sociais do Nordestão. Assim, precisou recriar todas as contas, agora como “copanordestecbf”, assim mesmo, sem o “do” e impondo o nome da entidade no user. Com o lançamento oficial em 6 de fevereiro, com o Nordestão 2023 quase finalizando a 2ª rodada, o total de seguidores era de apenas 2 mil. Ou seja, 1,2 mil vezes menos que o volume anterior. E estamos falando de 13 anos de ações nas redes, com todo o público perdido.

Copa do Brasil passou pelo mesmo

Até esta publicação, 5 das 6 redes antigas da competição continuavam com o nome da Lampions, além do selo de verificação oficial. Coincidentemente, isso já havia acontecido há menos de um mês com a Copa do Brasil, que também perdeu o seu Twitter, então com 670 mil seguidores, após o fim do contrato de oito anos com a Klefer. A empresa manteve a conta e mudou o nome para “Portal da Torcida”, com direito a posicionamento na rede.

Voltando à copa regional, a CBF anunciou a mudança como a “Copa do Nordeste está de casa nova!” e “parte da nova estratégia de presença digital da Copa”, Não é o caso. É a consequência de uma desorganização, cuja brecha contratual, num vacilo imenso da própria liga, resultou nisso. Ainda que uma hipotética ação judicial possa reverter a posse dos domínios e das bases digitais massivas, nas duas copas, a situação atual é esdrúxula. Hoje, o scout das redes da Lampions, entre perfis antigos e perfis novos, é de 2.538.389 vs 2.064. Veremos quantos anos serão necessários para haver ao menos o “empate” nisso…

Abaixo, o comparativo entre as contas da @copadonordeste e da @copanordestecbf:

Twitter: 184 mil (antigo) x 1.211 (novo)
Instagram: 544 mil (antigo) x 785 (novo)
Facebook: 280 mil (antigo) x 28 (novo)
YouTube: 866 mil (antigo*) x 31 (novo)
TikTok: 656 mil (antigo) x 7 (novo)
Twitch: 6 mil (antigo) x 2 (novo)
* Já renomeado para Nordeste FC

Abaixo, confira os links dos novos perfis oficiais da Copa do Nordeste:

Twitter: www.twitter.com/CopaNordesteCBF
Instagram: www.instagram.com/CopaNordesteCBF/
Facebook: www.facebook.com/CopaNordesteCBF
Youtube: www.youtube.com/@CopaNordesteCBF
Tiktok: www.tiktok.com/@copanordestecbf
Twitch: www.twitch.tv/copanordestecbf

Leia mais sobre o assunto
A tabela completa da Copa do Nordeste de 2023, com todas as transmissões

As cotas de participação aos 16 clubes da primeira fase, com R$ 34 milhões


Compartilhe!