Compartilhe!

Fifa/Getty Images

O clássico ibérico entregou o que se esperava em Sochi. Portugal e Espanha fizeram um jogão de bola, com técnica dos protagonistas e emoção até o apito final. A atual campeã europeia abriu o placar, tomou o empate, ficou novamente em vantagem no 1T, sofreu a virada no 2T e aos 43 minutos marcou mais uma vez, 3 x 3. Sempre com Cristiano Ronaldo empurrando a seleção portuguesa, tendo a sua maior atuação numa Copa do Mundo.

Em 2006, 2010 e 2014, o atacante havia marcado apenas um gol em cada edição, num rendimento à parte de seu poderoso histórico no Real Madrid. Pois neste jogo, diante de um tradicional rival, fez logo três e assumiu a artilharia nesta primeira rodada. Com um gol de pênalti (sofrido por ele), outro com a colaboração do goleiro De Gea e um golaço de falta (também sofrida por ele), CR7 estabeleceu o 51º hat-trick da história da competição.

O melhor do mundo na última temporada foi o terceiro português a marcar três vezes numa partida da Copa – curiosamente, o Brasil tem apenas três hat-tricks (Leônidas 38, Ademir Menezes 50 e Pelé 58), com a Alemanha tendo sete, pra variar. Além disso, ao marcar pela 4ª edição seguida, CR7 entrou num grupo ainda mais seleto, formado pelos alemães Seeler e Klose e pelo brasileiro Pelé – será que marcará em 2022?

Pelo lado espanhol, além da classe de Iniesta em relação ao controle de jogo, vale destacar também o centroavante Diego Costa, com dois gols, o primeiro num lance de muita força e o segundo pela presença de área. O sergipano naturalizado justificou a confiança da Roja.

O ranking de hat-tricks na Copa do Mundo (3 gols ou mais)
7 – Alemanha
4 – Argentina e Hungria
3 – Brasil, Polônia, Portugal e Uruguai
2 – Áustria, Espanha, França, Inglaterra, Iugoslávia, Itália, Rússia, Suécia, Suíça e Tchcoslováquia
1 – Dinamarca, Estados Unidos, Holanda e Turquia

Hat-tricks de Portugal no Mundial
1966 – Portugal 5 x 3 Coreia do Norte (Eusébio 4x)
2002 – Portugal 4 x 0 Polônia (Pauleta 3x)
2018 – Portugal 3 x 3 Espanha (Cristiano Ronaldo 3x)

Histórico geral de Portugal x Espanha
36 jogos
6 vitórias portuguesas
14 empates
16 vitórias espanholas

Fifa/Getty Images


Compartilhe!