Compartilhe!

França 2 x 0 Uruguai. Foto: Fifa/Getty Images

Na 1ª fase, a França venceu o Peru na segunda rodada, antecipando a classificação às oitavas e eliminando de forma precoce o país sul-americano. Na fase eliminatória do Mundial, os Bleus encararam mais dois representantes da Conmebol, com vitória por 4 x 3 sobre a Argentina, nas oitavas, e 2 x 0 sobre o Uruguai, nas quartas. Um carrasco que nós conhecemos bem. Em Nizhny Novgorod, a seleção francesa, que já era favorita, entrou em campo ainda mais devido à ausência de Cavani. O atacante do PSG havia marcado os dois gols da vitória na fase anterior, mas não se recuperou da lesão na panturrilha. Não bastasse ser um dos principais nomes da celeste, ou o principal nesta edição, o substituto entrou brigando com a bola.

O experiente Stuani errou demais. Sem domínio de bola, sem qualidade no passe, sem poder de finalização. A sua missão era indigesta, mas não chegou nem perto de executá-la. Ainda assim, o Uruguai fez uma partida equilibrada no primeiro tempo, reflexo da organização imposta pelo maestro Tabárez, com consistência defensiva e ocupação de espaço no meio-campo.

Foi um jogo de poucas chances, que acabou decidido nos detalhes. Ao 40, Bentancur fez uma falta dura (e desnecessária) na ponta da área. Na bola parada, Griezmann levantou e o zagueiro Varane se antecipou bem demais – curiosamente, sobre Stuani. Pouco antes do intervalo, os uruguaios tiveram uma chance parecida, também com uma cabeçada no cantinho, mas Lloris defendeu.

No segundo tempo, com o Uruguai já mexido, o resultado foi definido numa falha de Muslera. Aos 14, num chute quase despretensioso de Griezmann, o goleiro charrúa levou um frango. A partir dali, nervosismo sul-americano, tristeza no banco, com Cavani apenas como espectador, e troca de passes no lado francês, que avançou como se esperava. Mesmo sem brilhar.

França na semifinal da Copa (6 vezes, com 2 classificações)
1958 – Eliminada, 2 x 5 Brasil
1982 – Eliminada, (4) 3 x 3 (5) Alemanha
1986 – Eliminada, 0 x 2 Alemanha
1998 – Passou, 2 x 1 Croácia
2006 – Passou, 1 x 0 Portugal
2018 – A conferir

França 2 x 0 Uruguai. Foto: Fifa/Getty Images


Compartilhe!