Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ranking de torcidas no site GE

O comparativo do ranking do GE com a pesquisa da Atlas. Dados parecidos? Arte: Cassio Zirpoli.

No Brasil, 142 milhões de pessoas usaram a internet quase todos os dias em 2022. Isso corresponde a 76% da população a partir de 10 anos. Num cenário tão conectado, um quadro com a base do maior portal de notícias não deveria ser desprezado. Por isso, achei bem interessante o “ranking de torcidas declaradas no ge”, divulgado pelo próprio perfil de esportes da Globo no Twitter, em 28 de junho. O levantamento foi feito de forma simples, com o percentual de usuários logados com a conta da Globo que marcaram o respectivo time do coração – com isso, passam a ter uma agenda personalizada sobre o time no site.

Longe de ser acaso, os dados dos principais clubes são parecidos com os das pesquisas tradicionais, com os seis primeiros colocados sendo exatamente os seis primeiros da pesquisa da Atlas Intel, que ouviu 1.600 pessoas em 640 municípios em abril deste ano, tendo uma margem de erro de 2%. Inclusive, a similaridade chamou a atenção do diretor do instituto – veja abaixo. O sexteto tem Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco e Cruzeiro. No caso do Fla, o percentual é, na prática, o mesmo: 22% x 21,9%. Já depois desse pelotão há uma inversão entre Atlético Mineiro (7º no GE) e Grêmio (7º na Atlas).

Sport tem a maior base do Nordeste

A maior diferença no ranking do GE em relação à Atlas foi com o Bahia, 9º colocado na pesquisa e 14º no site globoesporte. Ainda assim, são pequenas variações, tanto que os 15 primeiros são os mesmos nos dois quadros, apesar das colocações diferentes a partir do 7º lugar. O Sport, o outro nordestino presente no quadro digital do GE, está em 13º, com 1,1%. Assim, o leão tem, hoje, a maior base de cadastros da região, tendo 0,01 ponto a mais que o tricolor. Vale assinalar que ambas as listas consideram apenas o público que consome futebol, sem o percentual de gente “sem clube”, que oscila entre 20% e 25% da população. Portanto, as duas listas abaixo seguem o mesmo critério em relação ao tamanho da torcida.

Considerando a quantidade de gente que utilizou a internet no Brasil de forma regular em 2022, num levantamento do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vale citar também os sites mais acessados. No país, o G4 foi formado pelo YouTube (3,4 bilhões de views por mês), Google (1,3 bilhão), Globo (365 milhões, sendo o primeiro site brasileiro da lista) e UOL (356 milhões).

Andrei Roman, diretor da Atlas, no Twitter:
“Resultados muito parecidos com a última pesquisa de torcidas da Atlas. Como a base de usuários do ge.globo é muito grande e torcida é um fenômeno de engajamento, essa concordância entre as estimativas faz bastante sentido. Seria interessante ver a situação em cada estado.”

Ranking de torcidas declaradas no GE em 06/2023

1º) Flamengo – 22%
2º) Corinthians – 13%
3º) São Paulo – 12%
4º) Palmeiras – 10%
5º) Vasco – 6,1%
6º) Cruzeiro – 4,34%
7º) Atlético-MG – 4,26%
8º) Grêmio – 4,2%
9º) Santos – 4,1%
10º) Fluminense – 3,5%
11º) Botafogo – 3,2%
12º) Internacional – 2,9%
13º) Sport – 1,10%
14º) Bahia – 1,09%
15º) Athletico-PR – 1%
Outros times – 7%

Pesquisa de torcida da Atlas Intel em 04/2023

1º) Flamengo – 21,9%
2º) Corinthians – 14,2%
3º) São Paulo – 9,9%
4º) Palmeiras – 7,7%
5º) Vasco – 6,2%
6º) Cruzeiro – 6,1%
7º) Grêmio – 4,6%
8º) Atlético-MG – 4,3%
9º) Bahia – 3,6%
10º) Internacional – 3,5%
11º) Fluminense – 3,4%
12º) Santos – 3,1%
13º) Botafogo – 2,0%
14º) Sport – 1,9%
15º) Athletico-PR – 1,5%
Outros times – 6,1%


Compartilhe!