Compartilhe!

NBA/twitter (@NBABrasil)

O timaço do Golden State Warriors não deu chance ao Cleveland Cavaliers, empurrado pelo ‘papai’ LeBron James. Com um jogo coletivo, apurado índice de arremessos da linha de 3 pontos e um Kevin Durant infernal, o time de Oakland fechou a série decisiva da NBA em 4 x 0. A chamada “varrida” numa melhor-de-sete. Em 72 edições, esta foi a 9ª vez numa final.

A primeira “varrida” aconteceu na 13ª temporada da liga norte-americana de basquete, já com o maior clássico do país, com o Celtics se impondo diante do Lakers – até hoje, a decisão mais repetida, 12 vezes, com 9 títulos do Boston. Em relação ao cenário atual, não acontecia há 11 anos. Curiosamente, o mesmo Cavaliers havia sido varrido na versão anterior, com a saída de LeBron em seguida (sairá para ser campeão novamente?).

Sobre a decisão da temporada 2017/2018, embora o favoritismo já fosse todo do time californiano, o erro do ala-armador JR Smith, no último lance do primeiro jogo, na quadra dos Warriors, demoliu psicologicamente o Cleveland, que teve nas mãos a vitória no jogo 1. Depois, apesar da luta dos Cavs, as arrancadas do GSW nos terceiros quartos das outras partidas, com seguidos arremessos de Stephen Curry, definiriam a história. No último capítulo, na quadra adversária, 108 x 85, fácil, com Durant de ‘MVP’.

O título assegurou a hegemonia dos Warriors, que disputaram quatro finais seguidas contra o Cleveland, vencendo três. Ao todo, foi o sexto título da franquia, que se igualou ao Bulls, com seis títulos assinados por Michael Jordan. Ambos seguem bem abaixo de Celtics e Lakers.

As “varridas” na história das finais da NBA
1959 – Boston Celtics 4-0 Minneapolis Lakers*
1971 – Milwaukee Bucks 4-0 Baltimore Bullets**
1975 – Golden State Warriors 4-0 Washington Bullets
1983 – Philadelphia 76ers 4-0 Los Angeles Lakers
1989 – Detroit Pistons 4-0 Los Angeles Lakers
1995 – Houston Rockets 4-0 Orlando Magic
2002 – Los Angeles Lakers 4-0 New Jersey Nets
2007 – San Antonio Spurs 4-0 Cleveland Cavaliers
2018 – Golden State Warriors 4-0 Cleveland Cavaliers
* Os Lakers jogaram em Minneapolis até 60, atuando em L.A. desde 61
** Os Bullets atuaram em Baltimore até 73. Se mudaram pra Washington e viraram Wizards em 97

Campeões da NBA (1947-2018)*
17 – Boston Celtics
16 – Los Angeles Lakers
6 – Chicago Bulls e Golden State Warriors
5 – San Antonio Spurs
3 – Philadelphia 76ers, Detroit Pistons e Miami Heat
2 – Washington Wizards, New York Knicks e Houston Rockets,
1 – Cleveland Cavaliers, Atlanta Hawks, Oklahoma City Thunder, Portland Trail Blazers, Milwaukee Bucks, Dallas Mavericks e Sacramento Kings
* Alguns times foram campeões com a denominação anterior. Na lista, os nomes atuais

A dinastia do Golden State Warriors deve durar mais quanto tempo?

NBA/twitter (@NBABrasil)


Compartilhe!