Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ranking de redes sociais

Pelo 19º mês seguido, o Nordeste tem 30% dos clubes no levantamento produzido pelo Ibope.

O Ibope-Repucom publicou a atualização do ranking digital dos principais clubes brasileiros, somando os perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol até agosto de 2022 – Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok; abaixo, confira a lista completa. Ao todo, o quadro digital conta com 50 times monitorados, incluindo 15 do NE. No último mês foram 4,4 milhões de inscrições, sendo 401 mil novos seguidores entre os times nordestinos.

Contudo, a representatividade da região na evolução nacional caiu de 15,7% para 9,12%. A explicação está no salto das duas maiores bases. Flamengo e Corinthians, que se cruzaram na Libertadores, registraram 1 milhão de adesões, cada um. Em relação ao novo ranking, o destaque fica com o Íbis, que ultrapassou o Red Bull Bragantino e o Figueirense e atingiu a sua melhor colocação. A 25ª colocação foi alcançada a partir dos 49 mil inscritos no mês. E olhe que o “pior time do mundo” ainda não conta com a base do Facebook, suspensa. O pássaro preto pernambucano é, com folga, o melhor colocado entre aqueles sem presença no Brasileirão – o ranking ainda tem outros dois assim, Portuguesa (37º) e Joinville (46º).

No Nordeste, a liderança segue com o Sport, que abriu vantagem sobre o Bahia pelo 7º mês seguido. Desta vez, a diferença subiu de 505 mil para 523 mil. O rubro-negro recifense, que ainda é o único com mais de 4 milhões de seguidores acumulados, também se manteve pelo 23º mês consecutivo em 13º lugar no ranking nacional. Porém, a vantagem sobre o Botafogo, o concorrente mais próximo, vem diminuindo. Nos últimos 30 dias caiu de 172 mil para 166 mil.

Abaixo, o ranking completo com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?

Ranking de redes sociais

A seguir, o quadro completo sobre o Nordeste e os cinco melhores colocados da região em cada rede, com as respectivas evoluções mensais até o dia 31 de julho. Vale a ressalva de que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e também pode seguir perfis rivais. Pelo critério do Ibope, o levantamento soma os 20 times presentes na Série A de 2022 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo sem participação no Brasileirão.

Soma das cinco redes quantificadas

Embora tenha pulado duas casas no ranking nacional, o Íbis se manteve em 7º no ranking nordestino. E este cenário não deve mudar tão cedo, pois o Santa tem 320 mil à frente. A lista é a mesma de julho, com mudanças apenas no rankings por rede, como o Ceará tomando o 3º lugar do rival Fortaleza no Facebook e o Sport tomando o 3º lugar do Bahia no Youtube. Ainda sobre o vozão, vale dizer que o clube passou de 100 mil inscrições pela 2ª vez seguida. Ritmo puxado.

Top 15 do Nordeste (além da posição nacional e a série)
1º) 4.466.946 (13º) – Sport (+39.502), B
2º) 3.943.439 (15º) – Bahia (+21.601), B
3º) 3.200.983 (17º) – Ceará (+128.826), A
4º) 3.079.949 (18º) – Vitória (+54.841), C
5º) 3.058.807 (19º) – Fortaleza (+36.867), A
6º) 1.467.562 (22º) – Santa Cruz (+19.769), D
7º) 1.146.900 (25º) – Íbis (+49.302), s/d
8º) 755.413 (30º) – Náutico (+4.871), B
9º) 676.329 (32º) – CSA (+4.617), B
10º) 607.373 (34º) – ABC (+5.661), C
11º) 540.746 (38º) – CRB (+2.786), B
12º) 536.099 (40º) – América-RN (+6.347), D
13º) 530.132 (41º) – Sampaio Corrêa (+19.808), B
14º) 337.281 (48º) – Botafogo-PB (+3.107), C
15º) 328.357 (49º) – Confiança (+3.581), C

Top 5 do Brasil
1º) 48.296.627 – Flamengo (+1.051.596), A
2º) 30.004.343 – Corinthians (+1.053.490), A
3º) 18.872.655 – São Paulo (+280.540), A
4º) 16.164.023 – Palmeiras (+252.281), A
5º) 11.138.097 – Vasco (+64.666), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.

A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções mensais. O Sport é o único a liderar em duas frentes, com Twitter (maior perfil geral da região, com 1,66 milhão) e TikTok (8º maior do país). Nas outras frentes, os mesmos nomes dos últimos meses: Bahia (Facebook), Ceará (Instagram) e Fortaleza (Youtube). Veja o levantamento anterior aqui.

1) Facebook
1º) 1.123.313 – Bahia (+925)
2º) 1.076.384 – Sport (+2.358)
3º) 996.522 – Ceará (+48.845)
4º) 965.586 – Fortaleza (+3.482)
5º) 640.728 – Vitória (+10.028)

2) Twitter
1º) 1.663.087 – Sport (+6.055)
2º) 1.546.389 – Bahia (+4.846)
3º) 1.236.309 – Vitória (+5.489)
4º) 423.975 – Ceará (+7.655)
5º) 400.143 – Fortaleza (+9.069)

3) Instagram
1º) 1.141.986 – Ceará (51.026)
2º) 1.038.778 – Fortaleza (+16.316)
3º) 983.675 – Sport (+18.289)
4º) 876.737 – Bahia (+12.030)
5º) 847.512 – Vitória (+30.424)

4) Youtube
1º) 210.000 – Fortaleza (+2.000)
2º) 176.000 – Ceará (+2.000)
3º) 152.000 – Sport (+4.000)
4º) 151.000 – Bahia (+1.000)
5º) 78.200 – Santa Cruz (+1.000)

5) TikTok
1º) 591.800 – Sport (+8.800)
2º) 462.500 – Ceará (+19.300)
3º) 444.300 – Fortaleza (+6.000)
4º) 390.200 – Íbis (+51.900)
5º) 278.500 – Vitória (+8.100)


Compartilhe!