Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Ranking de redes sociais

Pelo 20º mês seguido, o Nordeste tem 30% dos clubes no levantamento produzido pelo Ibope.

O Ibope-Repucom publicou a atualização do ranking digital dos principais clubes brasileiros, somando os perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no futebol até setembro de 2022 – Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e TikTok; abaixo, confira a lista completa. Ao todo, o quadro digital conta com 50 times monitorados, incluindo 15 do NE. No último mês foram 3 milhões de inscrições, sendo 414 mil novos seguidores apenas entre os times nordestinos. Sendo assim, a representatividade da região na evolução nacional saltou de 9,1% para 13,8%.

E o Vitória foi o principal expoente disso, representando 38% das adesões na região. O salto foi impressionante, com 157 mil a mais na soma das suas redes, num ritmo muito acima dos demais. Com isso, passou o Ceará e voltou ao pódio do NE, além da 17ª colocação nacional. A força baiana foi no Instagram, com 170 mil novos seguidores. Foi tanta gente que atingiu 1 milhão e passou Sport e Bahia de uma só vez. Saldo total de 157k e acréscimo de 170k num só perfil?! Essa conta só bate porque o Twitter registrou uma limpa, com 35 mil a menos.

No Nordeste, a liderança segue com o Sport, embora o Bahia tenha diminuído a distância após 7 meses de baixa. Agora, a diferença caiu de 523 mil para 510 mil. O rubro-negro recifense, que pelo ultimo mês será o único do NE com mais de 4 milhões de seguidores acumulados, completou dois anos seguidos em 13º lugar no ranking nacional. Neste caso, a vantagem sobre o Botafogo do Rio, o concorrente mais próximo, subiu. Passou de 166 mil para 183 mil.

Abaixo, o ranking completo com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?

Ranking de redes sociais

A seguir, o quadro completo sobre o Nordeste e os cinco melhores colocados da região em cada rede, com as respectivas evoluções mensais até 31 de agosto. Vale a ressalva de que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e também pode seguir perfis rivais. Pelo critério do Ibope, o levantamento soma os 20 times presentes na Série A de 2022 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões, ou mesmo sem participação no Brasileirão.

Soma das cinco redes quantificadas

Além do Vitória, também destaco o América de Natal, impulsionado pelo acesso nacional da D pra C, após eliminar o Caxias-RS nas quartas. O clube potiguar ganhou quase 16 mil seguidores e subiu uma posição tanto no ranking nacional (de 40º pra 39º) quanto no regional (de 12º pra 11º). Pior para o CRB, que ainda foi ultrapassado pelo Cuiabá, caindo de 38º para 40º.

Top 15 do Nordeste (além da posição nacional e a série)
1º) 4.509.876 (13º) – Sport (+42.930), B
2º) 3.999.720 (15º) – Bahia (+56.281), B
3º) 3.237.684 (17º) – Vitória (+157.735), C
4º) 3.222.795 (18º) – Ceará (+21.812), A
5º) 3.116.030 (19º) – Fortaleza (+57.223), A
6º) 1.479.535 (22º) – Santa Cruz (+11.973), D
7º) 1.154.846 (25º) – Íbis (+7.946), s/d
8º) 757.634 (30º) – Náutico (+2.221), B
9º) 681.434 (32º) – CSA (+5.105), B
10º) 615.441 (34º) – ABC (+8.068), C
11º) 552.083 (39º) – América-RN (+15.984), D (C em 2023)
12º) 545.980 (40º) – CRB (+5.234), B
13º) 541.028 (41º) – Sampaio Corrêa (+10.896), B
14º) 338.831 (48º) – Botafogo-PB (+1.550), C
15º) 337.857 (49º) – Confiança (+9.500), C

Top 5 do Brasil
1º) 49.270.539 – Flamengo (+973.912), A
2º) 30.518.911 – Corinthians (+514.568), A
3º) 19.010.641 – São Paulo (+137.986), A
4º) 16.357.586 – Palmeiras (+193.563), A
5º) 11.191.762 – Vasco (+53.665), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.

A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções mensais. O Sport é o único a liderar em duas frentes, com Twitter (maior perfil geral da região, com 1,66 milhão) e TikTok (9º maior do país). Nas outras frentes, os mesmos nomes dos últimos meses: Bahia (Facebook), Ceará (Instagram) e Fortaleza (Youtube). Veja o levantamento anterior aqui.

1) Facebook

1º) 1.125.597 – Bahia (+2.284)
2º) 1.078.539 – Sport (+2.155)
3º) 998.403 – Ceará (+1.881)
4º) 967.961 – Fortaleza (+2.375)
5º) 644.824 – Vitória (+4.096)

2) Twitter

1º) 1.668.266 – Sport (+5.179)
2º) 1.551.674 – Bahia (+5.285)
3º) 1.200.680 – Vitória (-35.629)
4º) 429.059 – Ceará (+5.084)
5º) 405.796 – Fortaleza (+5.653)

3) Instagram

1º) 1.149.433 – Ceará (+7.447)
2º) 1.054.473 – Fortaleza (+15.695)
3º) 1.019.080 – Vitória (+171.568)
4º) 1.012.471 – Sport (+28.796)
5º) 918.949 – Bahia (+42.212)

4) Youtube

1º) 213.000 – Fortaleza (+3.000)
2º) 177.000 – Ceará (+1.000)
3º) 154.000 – Sport (+2.000)
4º) 153.000 – Bahia (+2.000)
5º) 80.100 – Vitória (+3.200)

5) TikTok

1º) 596.600 – Sport (+4.800)
2º) 474.800 – Fortaleza (+30.500)
3º) 468.900 – Ceará (+6.400)
4º) 399.000 – Íbis (+8.800)
5º) 293.000 – Vitória (+14.500)


Compartilhe!