Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Escudos dos Guarani de Juazeiro

Os escudos do Guarani de Juazeiro, o clube com mais traços do Sport fora do Recife.

Fundado em 10 de abril de 1941, o Guarani Esporte Clube nasceu rubro-negro e com um leão de mascote dentro do brasão. A coincidência em relação ao Sport não era só coincidência, mas inspiração mesmo.

Na época, o clube cearense, a 600 km do Recife, contava com dirigentes pernambucanos que também torciam pelo rubro-negro da Ilha do Retiro – ali com 36 anos e 8 títulos estaduais. Como o clube também tinha admiradores do Flamengo, as cores foram escolhidas com certa facilidade. Para o mascote é que foi preciso ter mais conversa, segundo o torcedor-símbolo do Leão do Mercado, Francisco Santos, numa entrevista ao Diario de Pernambuco.

“O escudo bem semelhante ao do Sport é proposital, assim como as cores. Por causa disso muita gente aqui na cidade até torce pelo Leão pernambucano. Eu mesmo tenho três camisas do Sport”.

O “Guaraju”, como também é conhecido, ingressou no Campeonato Cearense apenas em 1973, tendo como melhor resultado o vice-campeonato estadual em 2011, ano em que enfrentou o Santa Cruz na Série D – daí a reportagem na época. Curiosamente, o clube já jogou contra Santa (4 vezes, com 1V, 1E e 2D) e Náutico (1V), mas nunca contra o Sport.

Nesse tempo em atividade, o escudo do Guarani sofreu poucos ajustes, sendo o principal nos traços do leão, para diferenciar do distintivo do Sport. Com uma nova diretoria empossada em 2022, o clube apresentou uma proposta de alteração, se distanciando ainda mais da origem, embora as cores e o mascote continuem remetendo ao clube pernambucano. Por sinal, há dez anos quase saiu uma parceria entre os dois para o empréstimo de atletas, justamente por esta ligação histórica (me parece um vacilo do Sport que isso nunca tenha acontecido).

Cara nova e casa nova

Hoje, o Guarani tenta se reerguer, com a modernização visual paralela à modernização estrutural, com a iminente inauguração da Arena Romeirão em Juazeiro do Norte, via governo do estado. O clube vai dividir o estádio de 17 mil lugares com o rival Icasa. Falando nisso, o leão conquistou o título da 3ª divisão cearense em 2021 e voltou à 2ª, onde já foi campeão em 2004 e 2006. Na 1ª divisão, onde soma 37 participações, a última campanha foi em 2019.

Abaixo, a evolução do escudo do Guarani de Juazeiro de 1941 até 2022.


Compartilhe!