Compartilhe!
  •  
  • 3
  •  
  •  

Obs. Não pude assistir ao jogo. Aqui, trato o contexto. Foto: Joao Allbert/AGIF, via CBF.

O empate entre ABC e Sampaio Corrêa, no sábado, reduziu a 0% uma chance de classificação que já era irrisória. Assim, o Santa Cruz já entrou no gramado do Albertão, em Teresina, eliminado da Copa do Nordeste. Com uma rodada de antecedência. Vexame. Algo que, de certa forma, o técnico Brigatti disse durante a semana, ao comentar que o “Santa Cruz não se preparou adequadamente para disputar um campeonato tão difícil como a Copa do Nordeste”.

Já com reservas e sem mais ambições, o time pernambucano perdeu do Altos por 2 x 0, no domingo, e somou o 6º revés em 7 jogos – já o time piauiense entrou no G4 do Grupo B com o triunfo. Com 3 pontos em 21 disputados, o tricolor é o lanterna geral da competição regional.

Uma eliminação tão precoce não acontecia há muito tempo, até porque o Santa vinha sendo consistente no mata-mata, incluindo um título e três semifinais na última década. Na história da Lampions, com 15 participações em 18 edições, os corais caíram quatro vezes na 1ª fase: 2000, 2001, 2010 e 2021. Desses anos, contudo, em dois a classificação era mesmo difícil, com turno completo e apenas quatro vagas para a semifinal – em 2001 e 2010. Ou seja, uma queda na “fase de grupos” não ocorria desde 2000. E esta agora é de longe a pior campanha…

Curiosidade histórica
Num confronto inédito, o Altos do Piauí foi o 430º adversário diferente enfrentado pelo Santa Cruz desde 1914, considerando as 5.260 partidas realizadas pelo time principal do tricolor.

Escalação do Altos
Mondragon; Gean (Dudu Gago), Lobo, Leandro Amorim e Dos Santos (Jorginho); Tiaguinho, Ray (Netinho) e Juninho Arcanjo (Alex Mineiro); Lucas Campos (Cesinha) Roger Gaúcho e Glaucio. Técnico: Fernando Tonet

Escalação do Santa Cruz
Jordan; Ítalo Melo (Vinicius Balotelli), Célio Santos, Júnior Sergipano e Eduardo; Elicarlos, Karl (Arian) e Juan Batista (Felipe Simplício); Augusto Potiguar, Madson e Léo Gaúcho (Ytalo Borba). Treinador: João Brigatti

Abaixo, assista aos melhores momentos do jogo, num vídeo do perfil da Copa do Nordeste.


Compartilhe!
  •  
  • 3
  •  
  •