Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

CT do Vitória

A Toca do Leão, o CT do Vitória anexo ao Estádio Barradão. Cumpriu os requsitos.

A CBF divulgou a primeira lista de times com documentos válidos sobre o processo de “Certificado de Clube Formador” em 2025. Embora o país tenha 850 clubes profissionais em atividade, de acordo com o relatório da própria Confederação Brasileira de Futebol, apenas 69 têm este documento oficial em dia – veja abaixo. E olhe que a nova lista geral, atualizada em 31 de março, tem quinze nomes a mais que que a relação no início de 2024.

Saída, retornos e estreias na região

Emitido anualmente desde 2011, o “CCF” está espalhado em doze federações estaduais nesta temporada, com a federação paulista tendo 23 clubes regularizados – ou 33,3% do total. Hoje, apenas três estados nordestinos estão presentes, com quatro clubes em Pernambuco, quatro no Ceará e dois na Bahia. Eram sete representantes da região na primeira atualização de 2024, Então, vamos às mudanças em 2025. Para começar, houve uma saída. O Bahia de Feira, que vinha aparecendo desde fevereiro de 2022, não conseguiu a renovação.

Por outro lado, a lista tem dois retornos importantes, do Vitória (após três anos) e do Porto de Caruaru (após quatro anos), e também duas estreias, dos cearenses Floresta e Tirol, ambos focados no trabalho de base e sediados na cidade de Fortaleza. No caso do rubro-negro baiano, a lacuna chamava a atenção, já que o clube é um dos maiores reveladores do futebol nacional. O recebimento do seu certificado aconteceu em 4 de fevereiro. Sobre os demais, as renovações foram confirmadas pela CBF entre janeiro e fevereiro, com a maioria publicando isso nas redes sociais. Veja alguns exemplos: Náutico, Retrô e Sport. O Ceará é o nordestino com a maior sequência ativa. O Vozão chegou a sete anos seguidos com o CCF.

Santa Cruz espera resposta há quase 2 anos

Com dez times, o Nordeste agora tem 14,4% dos nomes presentes na lista nacional de clubes formadores. Antes, essa relação era de 12,9%. O quadro só não está maior porque a direção da CBF ainda não respondeu a solicitação protocolada pelo Santa Cruz em 13 de junho de 2023. Pois é, já são 22 meses de “análise”. Na ocasião, a volta do time coral foi tida como certa pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, que inclusive transmitiu ao então mandatário do clube, Antônio Luiz Neto, “as congratulações do presidente da CBF”.

Para solicitar a reinclusão, o Santa encaminhou as comprovações de sua regularidade financeira, com salários em dia, além das intervenções estruturais no estádio do Arruda e no Centro de Treinamento Ninho das Cobras. O tricolor pernambucano obteve o certificado pela primeira vez em 2013, mas acabou saindo na atualização em junho de 2018.

Início da validade dos certificados do Nordeste

Desde 05/2018: Ceará (CE)
Desde 01/2021: Retrô (PE)
Desde 02/2022: Bahia (BA)
Desde 03/2023: Fortaleza (CE)
Desde 07/2023: Sport (PE)
Desde 12/2023: Náutico (PE)
Desde 09/2024: Porto (PE)
Desde 02/2025: Tirol (CE) e Vitória (BA)
Desde 03/2025: Floresta (CE)
* As renovações são anuais

Certificados vigentes no Brasil

Bahia (2): Bahia e Vitória
Ceará (4): Ceará, Floresta, Fortaleza e Tirol
Espírito Santo (1): Porto Vitória
Goiás (3): Atlético-GO, Goiás e Vila Nova
Mato Grosso (1): Cuiabá
Minas Gerais (7): América, Atlético-MG, Boston City, Coimbra, Cruzeiro, Dínamo e Internacional de Minas
Paraná (8): Athletico-PR, Azuriz, Cascavel, Coritiba, Laranja Mecânica, Londrina, Operário e PSTS
Pernambuco (4): Náutico, Porto, Retrô e Sport
Rio de Janeiro (7): Botafogo, Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Resende, Vasco e Volta Redonda
Rio Grande do Sul (3): Grêmio, Internacional e Juventude
Santa Catarina (6): Avaí, Barra, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Nação
São Paulo (23): Audax, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Brasilis, Comercial, Corinthians, Desportivo Brasil, Ferroviária, Guarani, Guaratinguetá, Ibrachina, Ituano, International Academy, Juventus, Metropolitano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Referência, Salto, Santos, São Paulo e Sfera

A importância do Certificado de Clube Formador

Renovação consumada. Pra quê? De acordo com a CBF, o “CCF tem o objetivo de atestar que as equipes cumpram com os requisitos legais para a formação técnica e social de atletas no país. O documento tem natureza exclusivamente desportiva e sua finalidade é intitular o clube a pleitear a indenização por formação estabelecida na Lei Pelé”.

Leia mais sobre o assunto
Os centros de treinamento do G7 do Nordeste, em áreas de 8 a 54 hectares


Compartilhe!