Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Tour do Manchester Ciy ao Recife

Presença mirim dos “citizens” foi alta no Shopping Riomar. Foto: Manchester City/Twitter.

Num fim de semana com Náutico e Sport envolvidos na semifinal da Copa do Nordeste, com o jogo do timbu no Castelão e a intensa busca por ingressos na Ilha do Retiro, outro evento futebolístico teve forte adesão no Recife. Não só de alvirrubros e rubro-negros, mas como de tricolores também. Foi o “tour” promovido pelo Manchester City, o atual campeão da Premier League – e líder em 2021/2022. O clube inglês programou três visitas no Brasil: Londrina, São Paulo e Recife.

Em PE, o estande customizado em 26/03 teve a presença do mascote, o Moonchester, da taça oficial da última liga conquistada e do capitão do time, o brasileiro Fernandinho. No City desde 2013, com mais de 350 jogos e quatro títulos na 1ª divisão inglesa, o jogador de 36 anos hoje tem a faixa de capitão. Com divulgação nas redes sociais, o evento no Shopping Riomar reuniu bastante gente, que acompanha o clube basicamente nos canais de tevê por assinatura, seja na Premier League, seja na Champions League – veja vídeo e fotos abaixo. Pelas imagens, circularam várias pessoas com camisas de Náutico, Santa Cruz e Sport, de crianças a adultos.

Para alguns lá, o City talvez seja o time do coração. Para outros tantos, é uma simpatia recente, ainda bem abaixo do trio de ferro da capital. Para o clube britânico, hoje, tanto faz. A atenção dada já mostra o crescimento “silencioso” por aqui. E o “aqui”, neste caso, é no Brasil mesmo. De acordo com a última grande pesquisa de torcida no país feita exclusivamente sobre futebol, a “DNA Torcedor 2017”, do Ibope, os clubes estrangeiros já detêm 14% do público brasileiro como “2º time”. Naquela pesquisa, apenas Barcelona e Real Madrid foram detalhados no Nordeste, com 2,77 milhões e 1,87 milhão de simpatizantes na região, respectivamente. A dupla espanhola também ocupa os dois primeiros no Brasil.

Os únicos clubes da Inglaterra no top ten nacional de torcedores/simpatizantes estrangeiros, naquela pesquisa, foram Chelsea (5º) e Manchester United (6º). Depois daquela publicação, o City ganhou a Premier League 3x, a Copa da Inglaterra 1x e a Copa da Liga Inglesa 4x – esses oito títulos, sob o comando do técnico Pep Guardiola, foram transmitidos aqui. É possível imaginar a presença do clube no primeiro pelotão de “simpatizantes” numa próxima pesquisa do tipo, mas esse evento no Recife mostra que o clube não quer esperar o resultado para se mexer. Não por acaso, o perfil oficial do City em português, no Twitter, já conta com 173 mil seguidores. Sem contar o momento econômico de retomada, após a pandemia.

Clube mais rico do mundo

Na última temporada, valendo por 2020/2021, quando obteve o 7º título inglês de sua história, o City teve uma receita total de 644,9 milhões de euros. Pela cotação atual, R$ 3,35 bilhões. Foi o maior faturamento do mundo no futebol, segundo a consultoria Deloitte. Trata-se da soma da bilheteria dos jogos no Etihad Stadium, dos direitos de transmissão na tevê (aberta, pay-per-view, streaming etc) e do comércio de produtos oficiais. Em 25 anos do estudo “Football Money League”, o City é apenas o 4º clube a chegar ao topo. Antes, estiveram lá Real Madrid (12 vezes), Manchester United (10 vezes) e Barcelona (2 vezes). O troféu do City não esteve no Recife por caso. Nem como foi conquistado e nem pelo motivo trazido.

Antes do City, Milan e PSG

Considerando a presença de clubes famosos da Europa, o City é o 3º a promover um evento de marketing em Pernambuco neste século. O primeiro foi o Milan, em 2010. Naquele ano, os italianos realizaram uma edição do “Milan Junior Camp” num resort no litoral sul. O evento contou com jovens de 7 a 15 anos – e até então apenas São Paulo vinha recebendo. Ali, foi mais voltado à “imagem” do clube, como agora. Mais recentemente, o Paris Saint-Germain deu um novo passo no assunto, criando uma série de academias no país. Com 15 unidades, uma delas funciona no bairro do Ipsep, montada após um evento em 2018. Para Náutico, Santa e Sport, são mais “obstáculos” na disputa por um mercado cada vez mais aberto e engajado…

Leia mais sobre o assunto
Barcelona e Real Madrid somam 4,6 milhões de simpatizantes no Nordeste

A presença maciça de aficionados pelo Manchester City no Shopping Riomar.

O objetivo escancarado pelo interesse local, como 1º time ou 2º time do coração.

Mais fotos do primeiro tour do City no Recife. Qual será o próximo estrangeiro a fazer isso?


Compartilhe!