Quatro gols alvirrubros no último jogo em casa. Assista abaixo. Foto: Gabriel França/Náutico.
Abrindo a penúltima rodada da primeira fase, o Náutico venceu o Ferroviário com absoluta tranquilidade. Apoiado por 11.006 torcedores nos Aflitos, o timbu teve o dobro de finalizações no primeiro tempo, além de uma eficiência incomparável. Foram três gols até o intervalo, através de Marco Antônio, Paulo Sérgio e Islan, este com o jogo no sábado já em ritmo de treino. No segundo tempo, depois de mais um gol anotado por Marco Antônio, transformando a vitória em goleada, Pivetti começou a fazer substituições já pensando no próximo sábado, na rodada derradeira da fase classificatória da Série C. E fez certo.
Ferrão caiu e Timbu provisoriamente no G8
O gol do Ferrão, com o veterano Ciel aos 10 minutos, não instigou reação alguma de fato, com o Náutico confirmando o triunfo por 4 x 1. Na verdade, o clube cearense acabou sendo matematicamente rebaixado. Vice-lanterna do Brasileirão, com apenas 14 pontos, já não pode alcançar o 16º lugar, que hoje tem 18. Assim, voltará a disputar a Série D, onde já é bicampeão. Quanto ao Náutico, o time de Rosa e Silva chegou a 25 pontos. Embora tenha entrado provisoriamente no G8, a zona de classificação, todos os quatro concorrentes ainda vão jogar. No caso, Londrina (26 pontos), Figueirense (23), Remo (22) e Tombense (22).
Ou seja, somente na noite de segunda-feira, no desfecho da 18ª rodada, será possível visualizar as chances do Náutico de obter uma das oito vagas à fase decisiva da Terceirona. Hoje, parece certo que time pernambucano precisará vencer o Londrina no interior paranaense. Ainda que seja um confronto difícil, o desenho após a falha do goleiro Jefferson Romário, contra o CSA, era de que sequer haveria esta chance. Ali, o Náutico ficou com apenas 6,5% de chance de avançar, segundo os cálculos do site Chance de Gol.
Uma semana para o jogo do tudo ou nada
Numa última cartada, na volta ao Recife, o timbu dispensou dois goleiros, contratou outro, junto ao América de Natal, e venceu duas partidas seguidas como mandante. Fez o que precisava. Agora, então, tentará engatar uma sequência de três vitórias pela primeira vez nesta temporada. Só assim para transformar uma chance de 6,5% em 100%. Ainda dá.
Escalação do Náutico, 4
Renan Bragança; Arnaldo, Perema, Islan (Iran) e Kaike; Sousa (Marco Carvalho), Marco Antônio (Matheus Melo) e Patrick Allan (Wendel Lessa); Gustavo Maia, Paulo Sérgio e Bruno Mezenga (Felipe Ferreira). Técnico: Bruno Pivetti
Escalação do Ferroviário-CE, 1
Douglas Dias; Israel (Igor Dutra), Léo Gobo, William Rocha, Ernandes (Wilker); Vinícius Paulista (Matheus Silva), Lincoln, Nicholas; Vinícius Alves, Marcelinho (Kiuan) e Ciel. Técnico: Ranielle Ribeiro
Histórico geral de Náutico x Ferroviário-CE
16 jogos (todos os mandos)
11 vitórias pernambucanas (68,7%)
2 empates (12,5%)
3 vitórias cearenses (18,7%)
Leia mais sobre o assunto
A tabela do Náutico na Série C do Brasileirão 2024, com 19 jogos e transmissões na TV
Abaixo, assista aos quatro gols do Náutico. Marco Antônio abriu o placar aos 20 do 1º tempo, Paulo Sérgio ampliou cinco minutos depois e Islan fez o terceiro pouco antes do intervalo, aos 43 minutos. No 2º tempo, Marco Antônio fez o segundo dele no sábado logo aos 2 minutos.
VITÓRIA DO TIMBA ⚪️
Neste sábado (17), o @nauticope brilhou nos Aflitos e venceu o Ferroviário por 4 a 1!
Com dois gols de Marco Antônio, um de Paulo Sérgio, e outro de Islan, o Timbu mostrou sua força e garantiu mais uma vitória importante na Série C!
Confira os gols da… pic.twitter.com/BmmWHpy2oD
— Federação Pernambucana de Futebol (@fpfpe) August 17, 2024