Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

América-RN 1 x 0 Náutico pela Copa do Nordeste

Este foi o 50º confronto entre os dois alvirrubros. Foto: Gabriel França/Náutico.

Embora tivesse só uma vitória em sete rodadas, o Náutico foi à última rodada dependendo só de suas forças para avançar às quartas de final da Copa do Nordeste pelo 3º ano seguido. Para isso, precisava vencer o já eliminado América de Natal na Arena das Dunas. Apesar disso, o timbu optou por jogar com vários reservas, visando a final do Pernambucano. Só que o mandante, já sem aspirações, também escalou um time alternativo. E deu Mecão.

Apesar do duro revés, acredite, o Náutico ainda conseguiu se classificar. Mas sem tantos motivos para comemorar. Afinal, numa noite na qual Fortaleza e Altos perderam, o triunfo teria deixado o alvirrubro na vice-liderança, com o mando de campo nas quartas. Em vez de 10 pontos, terminou com apenas 7, figurando em 4º lugar no Grupo B. Com isso, o Náutico passou de fase com a menor pontuação neste modelo na Lampions, em vigor desde 2019. Até então, só o Vitória havia avançado com 7 pontos, justamente no primeiro ano.

Ataque inoperante e jogo duro nas quartas

Em Natal, o Náutico não contou com o centroavante Paulo Sérgio, suspenso, e assim passou longe de levar perigo à meta do time potiguar. A derrota por 1 x 0, sofrendo o gol aos 46 do 2º tempo, deixou o time com média inferior a um gol marcado por jogo. Foram apenas sete em 8 rodadas. Agora, à parte da premiação de R$ 525 mil pela classificação, o time terá o pior adversário possível no mata-mata. Nas quartas, o clube de Rosa e Silva irá enfrentar o Bahia, cujo time milionário teve a melhor campanha geral, com 18 pontos.

O duelo será em jogo único na Fonte Nova, diga-se. A direção da CBF ainda irá detalhar a data, mas a tabela básica aponta como possibilidade os dias 10 ou 11 de abril. Portanto, só após a decisão do Estadual, com o Clássico dos Clássicos agendado para os dias 30 de março, nos Aflitos, e 6 de abril, na Arena PE. Sob críticas pelo péssimo futebol apresentado, o Náutico até chega neste 27 de março com todas as metas esportivos cumpridas, mas a permanência do treinador Allan Aal está realmente em xeque…

Escalação do América-RN, 1
Lucão; Rodriguinho, Salazar, Gilvan e Hygor Ribeiro (Matheuzinho); Gabriel Davis, Nathan (Norberto), Souza, Antônio Villa (Wenderson) e Henrique César (Rafinha); Giovani (Paixão). Técnico: Marquinhos Santos

Escalação da Náutico, 0
Vágner; Danilo Belão (Arnaldo), Joécio, Matheus Santos e Luan; Sousa, Wendel Lessa e Marcos Júnior (Samuel); Cléo Silva (Leandro Barcia), Luiz Paulo (Thalissinho) e Kauan Maranhão (Evandro). Técnico: Allan Aal

Histórico geral de América-RN x Náutico

50 jogos (todos os mandos)
22 vitórias pernambucanas (44,0%)
10 empates (20,0%)
18 vitórias potiguares (36,0%)

Náutico na volta oficial da Copa do Nordeste

2013 – Não participou
2014 – Primeira fase (11º)
2015 – Primeira fase (9º)
2016 – Não participou
2017 – Primeira fase (9º)
2018 – Primeira fase (9º)
2019 – Semifinal (3º)
2020 – Primeira fase (9º)
2021 – Não participou
2022 – Semifinal (3º)
2023 – Quartas de final (5º)
2024 – Quartas de final (em disputa)

Leia mais sobre o assunto
O mata-mata do Nordestão 2024, com o caminho das quartas à decisão. Favorito?

Estudo aponta o Náutico entre os 30 clubes mais valiosos do Brasil; veja o ranking

Abaixo, assista ao gol de Rafinha, que deu a vitória ao América já nos acréscimos.


Compartilhe!