Compartilhe!

O lançamento do ‘Taça Cidade do Paulista de Futebol Feminino’, com 24 clubes dos nove estados da região, lembra bastante a criação da Copa do Nordeste. Em 1994, a FPF firmou uma parceria com o governo de Alagoas para organizar a “1ª Copa do Nordeste”, como o torneio foi apresentado, com o troféu tendo em sua base o nome ‘Taça Governador Geraldo Bulhões’. Ou seja, organização da federação e apoio do poder público, com a disputa em dezembro, após o Brasileirão. Em 2018, surgindo como o primeiro torneio de caráter regional entre as mulheres, a FPF aparece com o mesmo escopo da pioneira versão masculina, tendo a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes de Paulista como responsável pela realização.

No passado, a CBF chancelou o regional logo depois, incorporando o Nordestão ao calendário oficial em 1997, seguindo de forma ininterrupta até 2003. Embora a confederação apoie agora, houve o cuidado de não utilizar o nome ‘Copa do Nordeste’. Porém, a divulgação foca na versão ‘Nordestão Feminino’. De fato, é.

A primeira fase da nova competição conta quatro grupos de seis times, com jogos entre os dias 18 e 23 de julho (tabela abaixo), seguida de mais quatro etapas. Embora a prefeitura do município na zona norte do Grande Recife seja a real organizadora, outros três campos locais entraram na rota, com cada um ficando responsável por uma chave, sempre com rodadas triplas: José Vareda, em Limoeiro (A), Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife (B), Ademir Cunha, em Paulista (C), e Grito da República, em Olinda (D).

Ao todo são sete times pernambucanos envolvidos, incluindo Sport e Vitória, presentes na Série A1 do Brasileiro. A principal ausência é a do Santa Cruz, sem um departamento feminino regular – porém, com o novo ‘caderno de encargos’ da CBF, o tricolor terá que reativá-lo logo.

Grupos
A – Centro Limoeirense (PE), Ypiranga (PE), Botafogo (PB), UDA (AL), Cruzeiro (RN) e Força Jovem (SE) 

B – Sport (PE), Íbis (PE), Ceará (CE), Boa Vontade (MA), Skill Red (PI) e Canindé (SE) 

C – Vitória (PE), América (PE), CSA (AL), Kashima (PB), Menina Olímpica (CE) e Lusaca (BA) 

D – Náutico (PE), Vitória (BA), São Gonçalo (AL), Desportivo Aliança (AL), Viana (MA) e Jequié (BA)

Regulamento
1ª fase (24 participantes) – Quatro grupos de 6 times, com jogos dentro da chave (5 rodadas). Passam os 4 melhores de cada grupo

2ª fase (16 participantes) – Quatro grupos de 4 times, com jogos dentro da chave (3 rodadas). Passam os 2 melhores de cada grupo

3ª fase (8 participantes) – Quartas de final, com jogo único

4ª fase (4 participantes) – Semifinal, com jogo único

5ª fase (2 participantes) – Final, com jogo único, no Ademir Cunha


Compartilhe!