A imagem do patch aprovado no conselho alvirrubro. Foto: Ivan Pinto da Rocha/divulgação.
Uma reunião do conselho deliberativo do Náutico autorizou a utilização do “patch” sobre o título de campeão brasileiro da Série C de 2019.
Na linguagem do marketing futebolístico, trata-se da marca do torneio estampada no próprio uniforme (no peito ou na manga), numa espécie de selo. A ação já se tornou uma tradição e se faz presente em torneios como Copa do Mundo, Champions League e Libertadores. No timbu, o emblema poderá ser utilizado durante a temporada de 2020, em qualquer competição oficial (gostou do emblema?).
No Nordeste, os três campeões nacionais anteriores, CSA (Série C DE 2017), Ferroviário (Série D de 2018) e Fortaleza (Série B de 2018) utilizaram o “patch” oficial. Em Pernambuco, o último “patch” no uniforme havia sido utilizado pelo Santa Cruz, em homenagem ao título da Copa do Nordeste de 2016. Como curiosidade, vale lembrar que o Sport não quis utilizar a marca em 2009, no ano seguinte ao título da Copa do Brasil – há dez anos, o campeão utilizava o distintivo da CBF (idem na Série A, com símbolos próprios criados pouco tempo depois).
Ah, e a estrela alvirrubra? O conselho não votou esta matéria. Caberá à diretoria executiva…
Leia mais sobre o assunto
Náutico vira o 11º campeão nacional do Nordeste. Ao todo, 16 títulos