Em 2020, uma mudança histórica no G4, com o Ceará passando dois pernambucanos de uma vez.
Ao longo de 27 anos de história, a Copa do Nordeste já teve 17 edições oficiais. Até hoje, 56 clubes dos nove estados da região já participaram do torneio, que viu o bicampeonato invicto do Ceará em 2020. Indo além da lista de campeões, formada por nove times, sendo o Vitória o maior vencedor, tetra, o blog compilou todas as campanhas, literalmente. Da pioneira edição em Alagoas, com o nome sendo estabelecido em 1994, até a final mais recente, realizada em Pituaçu, foram realizadas 1.208 partidas, com 3.228 gols marcados. No geral, uma média de 2,67.
Em relação à pontuação absoluta, o Bahia segue na ponta. E pelo 5º ano seguido o tricolor aumentou a diferença para o segundo colocado, justamente o arquirrival. Agora de 17 para 26 pontos. Na prática, também já assegurou a liderança da próxima atualização, em 2021. Ah, o clube também tornou-se o primeiro a somar mais de 300 gols na copa.
Na sequência, a grande mudança na classificação absoluta. Com 26 pontos, a partir das 7 vitórias e 5 empates na campanha do título, o Ceará passou Santa Cruz e Sport de uma vez, saltando do 5º para o 3º lugar geral. Essa disputa tripla segue acirrada, embora com uma margem maior. A diferença do 3º para o 5º (agora, o Santa) subiu de 9 para 11 pontos. Embora o leão pernambucano (o 4º) tenha um aproveitamento melhor que o do vozão (57% x 52%), o clube sentiu o peso da ausência, por decisão própria, das edições de 2018 e 2019.
Ainda no top ten histórico, o Fortaleza passou o CRB pelo número de vitórias (46 x 44) e agora figura em 8º. No geral, o maior salto foi o do Imperatriz, que ganhou 9 posições, indo do 42º ao 31º. O único estreante da temporada, o Frei Paulistano, de Sergipe, entrou em 41º lugar.
Leia mais sobre o assunto
O ranking de títulos do Nordestão até 2020, com o Ceará como bicampeão
A seguir, cinco observações do blog sobre a composição do ranking de pontos – presente no fim do post. Sobre o quadro, caso esteja num celular, a visualização do aparelho na horizontal pode melhorar a sua experiência. Sobre as diversas colunas, você pode ordenar cada uma delas (do maior para o menor ou vice-versa) tocando no tópico selecionado.
1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Resultados da fase preliminar à final.
2) A ordem dos times no ranking de pontos foi estabelecida da seguinte forma: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados. O índice de aproveitamento aparece como adendo ao rendimento de cada clube
3) O Torneio José Américo de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. O blog entende como título de porte regional, mas não referente à mesma competição. Em 2016, através de Alex Portela (também ex-presidente do Vitória), a Liga do Nordeste enviou um ofício à CBF pedindo a oficialização do torneio, mas segue sem resposta. A CBF segue tratando o início da disputa em 1994, quando o nome “Copa do Nordeste” foi utilizado de fato.
4) Botafogo da Paraíba e Sampaio já perderam pontos através de punições do STJD, com redução de 4 em 2014 e 6 em 2015, respectivamente. No ranking, os resultados de campo (V, E e D) foram mantidos.
5) Dados atualizados ao fim de cada edição. Portanto, a lista será revista após a final de 2021.