Pelo 22º mês, o Nordeste tem 30% dos clubes presentes no levantamento produzido pelo Ibope.
O Ibope-Repucom atualizou o ranking digital dos clubes do Brasil, com a soma dos perfis oficiais nas cinco redes sociais mais utilizadas no meio do futebol até dezembro de 2024. No caso, com dados do Facebook, Twitter (ou “X”), Instagram, YouTube e TikTok – veja abaixo. O monitoramento traz os 50 principais times, sendo 15 do Nordeste, que registraram 219 mil inscrições do total de 1,9 milhão no mês. As torcidas do NE corresponderam a 11,5% do país.
Na verdade, este número da região é o “saldo” deste mês, já que 13 clubes nordestinos tiveram resultados positivos, com 222.360 adesões, e 2 tiveram resultados negativos, com 3.092 usuários deixando de seguir contas de Sampaio Corrêa e Confiança. De toda forma, este saldo representa um aumento considerável em relação ao balanço mensal anterior, quando foram 73 mil inscrições no NE, ou 4,3% da evolução do quadro nacional.
Engajamento fortalecido no Instagram
Somando todos os perfis na web, o pódio do Nordeste segue com Sport (5,35 mi), Bahia (5,23 mi) e Vitória (4,36 mi). Trata-se da mesma ordem desde setembro de 2022. Pelo segundo mês seguido, o Sport ampliou a vantagem na liderança regional. A diferença absoluta sobre o Baêa já chegou a ser de 629 mil, mas estava em 78 mil na tabela de novembro e agora subiu para 120 mil. A explicação está no engajamento gerado após o acesso à Série A de 2025.
Entrando no G4 na última rodada, o Leão da Ilha ganhou 54 mil seguidores, sendo o segundo melhor resultado mensal do clube neste ano. O Ceará, que subiu junto, foi ainda melhor. O Vozão ganhou quase 71 mil seguidores no mês, disparado o seu melhor resultado na temporada. A terceira maior evolução da região foi a do Vitória, com 35 mil. No caso, a partir do ótimo returno do time na primeira divisão, quando evitou o rebaixamento.
Um novo clube no Top 50
A seguir, então, veja o quadro completo do Ibope e também os cinco melhores colocados da região em cada rede social, com as respectivas evoluções mensais até 30 de novembro. Vale ressalvar que uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas e inclusive seguir perfis rivais. Pelo critério do instituto, o levantamento soma os 20 times da Série A de 2024 e os 30 com as maiores bases digitais nas demais divisões. Após bastante tempo, houve uma mudança no Top 50. No embalo do acesso, como vice da Série B, o Mirassol subiu para 48º lugar na lista digital. Pior para o Brasil de Pelotas, que deixou o ranking. A partir do próximo mês, a configuração da pesquisa irá considerar já os 20 times do Brasileirão 2025.
Abaixo, o ranking atualizado com as 50 maiores bases digitais do país. Caso esteja num aparelho celular, “estique” a tela para melhorar a visualização do quadro. O seu clube está presente?
Soma das cinco redes quantificadas
Além do dado absoluto, o ranking abaixo traz a colocação no Nordeste, a colocação no Brasil (entre parênteses), o número de adesões no mês e, por fim, a divisão no Brasileirão deste ano.
Top 15 do Nordeste
1º) (14º no país) 5.359.462: Sport (+54.034), Série B
2º) (15º) 5.239.224: Bahia (+11.837), A
3º) (16º) 4.364.731: Vitória (+35.607), A
4º) (17º) 4.104.888: Fortaleza (+16.605), A
5º) (19º) 3.665.707: Ceará (+70.908), B
6º) (24º) 1.667.180: Santa Cruz (+9.116), s/d
7º) (26º) 1.437.645: Íbis (+15.719), s/d
8º) (31º) 859.506: Náutico (+1.058), C
9º) (37º) 751.632: CSA (+1.427), C
10º) (38º) 732.990: Sampaio Corrêa (-2.845), C
11º) (39º) 714.319: ABC (+192), C
12º) (42º) 686.462: CRB (+5.069), B
13º) (44º) 641.104: América-RN (+628), D
14º) (47º) 427.084: Confiança (-247), C
15º) (50º) 397.540: Botafogo-PB (+160), C
Top 5 do Brasil
1º) 61.097.218: Flamengo (+654.960), A
2º) 38.640.536: Corinthians (+501.753), A
3º) 22.852.624: Palmeiras (+50.394), A
4º) 22.538.452: São Paulo (+10.025), A
5º) 13.974.332: Santos (+80.632), B
* O Fla também é o líder nacional em todas as redes.
A seguir, o G5 do Nordeste nas cinco redes observadas pelo Ibope e as respectivas evoluções de novembro para dezembro. Sport (Twitter e TikTok) e Bahia (Facebook e YouTube) lideram em duas frentes, enquanto o Vitória lidera no Instagram. Em relação à quantidade, o perfil mais seguido da região é justamente o do Vitória, com 1,75 milhão no Insta. Veja o levantamento anterior aqui.
1) Facebook
1º) 1.100.000: Bahia (igual)
2º) 1.000.000: Sport (igual)
2º) 1.000.000: Fortaleza (igual)
4º) 952.000: Ceará (igual)
5º) 719.000: Vitória (-1.000)
2) Twitter (X)
1º) 1.693.458: Sport (+785)
2º) 1.604.854: Bahia (+472)
3º) 1.151.403: Vitória (+870)
4º) 466.829: Ceará (+1.884)
5º) 464.421: Fortaleza (+1.223)
3) Instagram
1º) 1.751.328: Vitória (+28.537)
2º) 1.712.670: Bahia (+5.565)
3º) 1.630.567: Fortaleza (+11.982)
4º) 1.538.204: Sport (+41.849)
5º) 1.473.178: Ceará (+55.624)
4) YouTube
1º) 336.000: Bahia (+1.000)
2º) 262.000: Fortaleza (+1.000)
3º) 199.000: Sport (+2.000)
4º) 197.000: Ceará (+2.000)
5º) 163.000: Vitória (+3.000)
5) TikTok
1º) 928.800: Sport (+9.400)
2º) 747.900: Fortaleza (+2.400)
3º) 598.100: Íbis (+900)
4º) 580.000: Vitória (+4.200)
5º) 576.700: Ceará (+11.400)