Compartilhe!

O regulamento oficial da Copa do Nordeste de 2019, divulgado pela CBF após 43 dias desde o sorteio oficial, em Maceió, detalha a composição do mata-mata, confirmando a curiosa pré-determinação de uma final envolvendo um time do grupo A e outro do grupo B.

Ou seja, há a possibilidade, prévia, de um clássico estadual na final. Afinal, os dois grupos da fase principal do torneio regional foram estabelecidos de forma dirigida, com um representante de cada estado em uma chave distinta – Pernambuco foi exceção por ter três times classificados para esta disputa.

Abaixo, o print do documento, de 15 páginas, relembrando os grupos dos 16 participantes. Pela fórmula aprovada, pela liga e pela confederação brasileira de futebol, os times de uma chave enfrentam apenas os da outra chave na primeira fase, em turno único – ou seja, durante oito rodadas. Então, teremos Clássico das Emoções, Ba-Vi e Clássico-Rei na primeira fase. Repeteco, só numa hipotética decisão.

Ainda sobre a fase de grupos, avançam os quatro melhores colocados de cada um. A fase eliminatória começa com oito times. Na prática, porém, haverá uma espécie de “disputa interna” entre os quatro classificados de cada grupo, como mostra o trecho a seguir.

Lembrando que as quartas e a semifinal vão ocorrer em jogos únicos, com mando de campo para o time de melhor campanha, acumulando os resultados a cada fase. Somente a final será em ida e volta, finalmente com um mata-mata envolvendo as duas chaves.

Outra informação curiosa no regulamento é sobre a capacidade mínima dos estádios, com 5 mil na fase de grupos e 10 mil a partir do mata-mata. Logo, Cornélio de Barros (Salgueiro), Aflitos (Náutico) e Arruda (Santa Cruz) estão habilitados para qualquer jogo da competição.

Comparando com o documento da edição de 2018, esta nova versão não trouxe artigo algum sobre a composição do próximo regional, o caso o de 2020 – embora, pelo estatuto do torcedor, o critério deva ser o mesmo por pelo menos dois anos seguidos…

Confira a tabela detalha do Nordestão clicando aqui.

Abaixo, confira a íntegra do regulamento do Nordestão de 2019.


Compartilhe!