Compartilhe!
  •  
  • 5
  •  
  •  

O torcedor de 48 anos costuma andar de Pombos ao Recife para ver o leão. Foto: Sport/divulgação.

A história de Marivaldo foi contada no Globo Esporte em setembro de 2019. E o inusitado costume de caminhar mais de 60 km para assistir a um jogo do Sport acabou atravessando fronteiras, com a indicação da Fifa ao prêmio anual reservado aos torcedores. O rubro-negro tem dois concorrentes para o “Fifa Fan Award 2020”, cujo vencedor será revelado em 17/12, na Suíça.

O nome será definido numa enquete no site da Fifa, já com engajamento do Sport. Para votar, clique aqui.

A seguir, em itálico, a tradução do texto da Fifa sobre Marivaldo, publicado em 02/12, uma vez que o site da entidade não tem versão em português. As versões originais: inglês e espanhol.

Marivaldo e 64 quilômetros de pura paixão
Quando há amor envolvido, quase tudo é possível. Isso é regularmente demonstrado por Marivaldo Francisco da Silva, que mostra, literalmente, até onde vai pelo seu querido Sport Club do Recife. Como muitos torcedores obstinados do Sport, Marivaldo nunca perde um jogo. O único empecilho é que 64 km separam Pombos, onde ele vive, do estádio da Ilha do Retiro. A solução de Marivaldo é andar, apesar da jornada durar quase 12 horas.

“É uma escolha pessoal. Eu gosto e me sinto bem. Muitas pessoas equivocadamente pensam que é por causa de uma promessa ou algo parecido, mas não é o caso. Eu faço isso naturalmente. Saio de casa pela manhã e volto à noite”, disse ao site oficial do Sport. “Algumas vezes eu saio um dia antes do jogo para poder passar um tempo no clube, assistir outras modalidades ou só para respirar o ar aqui, que é muito bom. O povo diz que eu sou doido, mas eu faço isso por prazer e nem sinto cansaço”.

A história dele viralizou após a sua indicação ao Fifa Fan Award 2020, juntamente com o filantropo escocês James Anderson e com os torcedores colombianos.

“Essa indicação significa tudo para mim, muito mais do que eu havia imaginado”, disse à Rádio Folha. “Porém, mesmo sem isso, eu iria para a Ilha do Retiro com o maior prazer, pois o Sport é a minha razão de viver. Eu dedico essa indicação a todas as pessoas que me acompanharam e apoiaram nas minhas caminhadas até a Ilha do Retiro, onde todo mundo me recebe muito bem. Eu não tenho palavras para descrever o que isso significa para mim”.

Vale destacar que esta é a 5ª edição do prêmio “Fifa Fan Award”, que integra a cerimônia do “The Best”, o troféu dado ao melhor jogador da temporada. Eis os torcedores vencedores.

2016 – Torcidas de Borussia Dortmund (ALE) e Liverpool (ING)
2017 – Torcida do Celtic (ESC)
2018 – Torcedores peruanos
2019 – Silvia Grecco, torcedora do Palmeiras (BRA)


Compartilhe!
  •  
  • 5
  •  
  •