As marcas presente no espaço mais nobre dos uniformes no último Brasileirão. Imagem: Ibope.
Durante o Brasileirão de 2022, realizado entre 9 de abril e 13 de novembro, os 20 clubes da 1ª divisão fizeram a exposição de 159 patrocínios em duas camisas oficiais. O dado está no estudo produzido pelo Ibope-Repucom, chegando à 6ª versão. O cenário inclui as marcas em oito espaços distintos do uniforme (máster, costas, frente superior, barra traseira, mangas, numeração, calção e meiões), além das fornecedoras de material esportivo.
O número total sofreu uma redução em relação a 2021, com 13 a menos, mas manteve o nível de recuperação após a pandemia da Covid-19. Afinal, seguiu com a média de 8 marcas por clube. Com isso, o índice de retenção das marcas também ficou acima de 50% em relação os patrocinadores de 2021 para 2022. De forma precisa, 53%. Além da elite nacional, incluindo Ceará e Fortaleza, a pesquisa do instituto também analisou o Cruzeiro, Grêmio e Vasco, que estavam na 2ª divisão, devido à relevância – abaixo, o “mapa dos patrocinadores”.
O “tetra” do Fortaleza no estudo
Do quadro, destaco o fato de que os dois nordestinos presentes foram os dois clubes com a maior quantidade de patrocínios diferentes na temporada. Foram nada menos que 20 marcas no uniforme do Fortaleza e 16 no Ceará. Na sequência, Atlético-MG (14), Juventude (14) e Santos (13). No caso do Leão do Pici, esta é a 4ª liderança consecutiva neste aspecto! Antes, teve 26 marcas em 2021, 22 em 2020 e 21 em 2019. Para esta nova temporada, a direção do atual campeão nordestino prevê uma receita de R$ 15,5 milhões em patrocínios.
Voltando ao balanço de 2022, há outra curiosidade, com a baixa presença de dinheiro público. Foram apenas quatro investidores. A dupla alencarina teve o apoio de dois deles, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. Além desses, só Banrisul (Inter e Juventude) e Banco de Brasília (Flamengo) apareceram na Série A. Em relação às marcas privadas, o maior crescimento foi o das apostas esportivas, com +45%. O setor subiu de 11 para 16 marcas. Além disso, chegou a ocupar 11 espaços do “máster”, com 8 empresas diferentes.
Nº de marcas patrocinadoras na Série A de 2022
2017 – 87 marcas (média de 4,4 por clube)
2018 – 111 marcas (média de 5,6), com 60% de permanência
2019 – 144 macas (média de 7,2), com 40% de permanência
2020 – 145 marcas (média de 7,3), com 49% de permanência
2021 – 172 marcas (média de 8,6), com 61% de permanência
2022 – 159 marcas (média de 8,0), com 53% de permanência
Nº de patrocínios na Série A de 2022 por segmento
1º) 19x – Imobiliário, Construção e Acabamento (-11)
2º) 18x – Financeiro (-2)
3º) 16x – Apostas esportivas (+5)
4º) 15x – Serviços de Saúde (-5)
5º) 9x – Varejo e Turismo (igual)
6º) 6x – Alimentação (-8)
A seguir, confira todos os patrocínios dos 23 clubes no estudo, divididos em três blocos por ordem alfabética (à parte do Cruzeiro, Grêmio Vasco, que estavam na Série B).
Legenda sobre os quadros
Verde: patrocínio atual do time; Azul: Propriedade anterior do patrocínio atual; Amarelo: Patrocínio pontual; Vermelho: Encerrou o contrato durante a temporada 2022