Compartilhe!
  • 23
  •  
  •  
  •  

O congresso da Fifa em Amsterdã, em 1928. Foto: Fifa/reprodução

O torneio olímpico de futebol de 1928 havia acabado de começar em Amsterdã, quando a Fifa resolveu questionar os seus filiados sobre a disputa de um ‘campeonato mundial’.

Curiosamente, o congresso da entidade, com representantes de 29 países, também ocorreria na capital holandesa, em 28 de maio, no dia seguinte ao ponte-pé inicial. Abaixo, segue a descrição histórica do site da Fifa sobre o episódio, cuja votação final seria 23 x 5 (o Brasil votou a favor e a Alemanha se absteve):

“O sucesso do Torneio Olímpico de Futebol intensificou o desejo da Fifa por seu próprio campeonato mundial. Questionários foram enviados às associações afiliadas, perguntando se os dirigentes concordavam com a organização de um torneio e sob quais condições. Uma comissão especial examinou a questão, tendo o presidente Jules Rimet como força motriz. Ele foi auxiliado pelo incansável secretário da Federação Francesa de Futebol, Henri Delaunay. Após uma notável proposta do Comitê Executivo, o Congresso da Fifa em Amsterdã, em 28 de maio de 1928, decidiu organizar o campeonato mundial da Fifa.”

A partir deste recorte histórico, há 90 anos, resolvi levantar os resultados do futebol até então, com características distintas sobre os campeões do presente – muitos torneios sequer existiam, como a Champions League, e vários daqueles times foram extintos.

O ranking de títulos estaduais até 28/05/1927 
Baiano (23 edições): Ypiranga 5, Botafogo 4, São Salvador 2, Vitória 2, Flu de Salvador 2, Inter de Cricket 1, Santos Dumont 1, Sport Bahia 1, Atlético 1, Inter 1, República 1, AAB 1 e Baiano de Tênis 1
Carioca (24 edições*): Fluminense 9, Flamengo 6, Botafogo 3, América 3, Vasco 2, Paissandu 1 e São Cristóvão 1
Cearense (13 edições): Ceará 7 e Fortaleza 6
Gaúcho (7 edições): Grêmio 3, Brasil de Pelotas 1, Guarany de Bagé 1, Bagé 1 e Inter 1
Mineiro (13 edições): América 10 e Atlético 3
Paulista(32 edições**): Paulistano 10, Corinthians 5, São Paulo Athletic 4, Palmeiras 3, A.A. Palmeiras 3, Americano 2, Germânia 2, São Bento 2 e Inter 1
Pernambucano (13 edições): Sport 6, América 5, Flamengo 1 e Torre 1
Brasileiro de Seleções Estaduais (6): São Paulo 3 e Rio de Janeiro 3
* 2 anos tiveram 2 campeonatos paralelos e 1 ano teve o título dividido num mesmo torneio
** 6 anos tiveram 2 campeonatos paralelos

Se naquela época a Inglaterra já tinha três divisões profissionais, todas nos pontos corridos, no Brasil o futebol era regionalizado, com o amadorismo em vigor – alguns clubes, incluindo Sport e América em Pernambuco, já ensaiavam o profissionalismo através de contratações de jogadores para empresas locais, tendo o futebol como a principal atividade de fato. A grande competição do país era o ‘Brasileiro de Seleções Estaduais’, com domínio do eixo Rio-SP. Em relação aos Estaduais, Santa e Náutico só haviam alcançado o vice (6x e 1x, respectivamente), enquanto o leão já ultrapassara o Mequinha, tornando-se o maior campeão local – status ainda mantido. Na Boa Terra, o Bahia ainda não havia sido fundado, o que explica a profusão de campeões (13!). Ao contrário do Ceará, com o Clássico-Rei já no comando – foi contabilizado o pentacampeonato do vozão de 1915 a 1919, reconhecido recentemente.

O ranking de títulos nacionais até 28/05/1927
Argentina (46 edições*): Alumni 10, Racing 9, Lomas Athletic 6, Boca Juniors 5, Belgrano Athletic 3, Huracán 3, San Lorenzo 3, Porteño 2, Independiente 2, Saint Andrew’s 1, Old Caledonians 1, Estudiantes 1 e River Plate 1
Uruguai (25 edições): Nacional 11, Peñarol 7, River Plate 4, Wanderers 2 e Rampla Juniors 1
Inglaterra (36 edições): Aston Villa 6, Suderland 5, Liverpool 4, Newcastle 4, Huddersfield Town 3, Everton 3, Preston North End 2, The Wednesday 2, Manchester United 2, Blackburn 2, Sheffield United 1, West Bromwich 1 e Burnley 1
* 11 anos tiveram 2 campeonatos paralelos e 1 ano teve o título dividido num mesmo torneio

A resposta do congresso da Fifa sobre a criação da Copa do Mundo aconteceu 16 dias antes da decisão do torneio olímpico, com uma final sul-americana na Europa, diante de 28 mil pessoas. Uruguaios e argentinos precisaram jogar 2 vezes, já que a primeira partida terminou empatada e não havia disputa de pênaltis. O ‘rematch’ ocorreu em 13 de junho – com o resultado contribuindo para a escolha do Uruguai como país-sede em 1930, superando as candidaturas de Hungria, Suécia, Itália, Holanda e Espanha. Por isso, cito aqui a relação de títulos de clubes dos países finalistas, além do campeonato inglês, já rico, mas sem o nome ‘Premier League’ – chamava-se ‘First Division’. Na Argentina, a época amadora se sobrepõe aos times mais conhecidos, com destaque para o Alumni, com 10 taças – jamais voltou a ser campeão. Na Inglaterra, por outro lado, a tradição é evidente, com quase todos os clubes ainda presentes de forma recorrente na liga principal. A lista espanhola não está presente pois a competição só começou em 1929. Sem surpresa, com Barcelona campeão e Real vice.

Os principais torneios de seleções até 28/05/1927
Torneio Olímpico (6 edições): Grã-Bretanha 3, Canadá 1, Bélgica 1 e Uruguai 1
Copa América (11 edições): Uruguai 6, Argentina 3 e Brasil 2

Em relação às disputas envolvendo seleções, a Europa estava bem atrás, uma vez que a Eurocopa só seria criada em 1960. Na América, já havia o ‘Campeonato Sul-Americano’ desde 1916 – anos depois seria rebatizado de ‘Copa América’. Se atualmente a disputa continental ocorre de quatro em quatro anos, à parte da edição especial pelo centenário, em 2016, nos primórdios era anual. Nos doze primeiros anos, em apenas um (1918) não houve disputa. Com a base montada, o Uruguai fez a festa, ganhando 6x. O Brasil venceu as duas que sediou. Quanto ao torneio olímpico, no início era uma disputa meramente festiva. Nas duas primeiras edições (1900 e 1904), apenas três times participaram, com os Estados Unidos tendo dois representantes (!) em Saint Louis, na primeira Olimpíada em solo norte-americano.

A final olímpica de 1928: Uruguai 2 x 1 Argentina. Foto: Fifa/reprodução


Compartilhe!
  • 23
  •  
  •  
  •