Compartilhe!
  •  
  • 9
  •  
  •  

Os principais vencedores da edição de 2020 do novo prêmio nordestino.

Ceará (11 premiações) e Bahia (10 premiações) foram os grandes vencedores da 1ª edição do Prêmio Futebol Nordestino, criado pela Liga do Nordeste nesta temporada. Através do voto popular, com 27 mil participações, tanto para os indicados na primeira fase quanto para os melhores na fase final, os dois finalistas do Nordestão 2020 arrastaram 21 das 23 categorias. As exceções foram Sport, com o zagueiro Maidana entrando na seleção do campeonato, e Santa Cruz, através do goleiro Maycon Cleiton, apontado como a revelação do ano – e foi o meu voto.

Sobre o vozão, vale destacar que o clube levou os principais prêmios no futebol masculino, com melhor time (justo), craque (Vinícius, cujo percentual – de 46% – deveria ter sido bem maior) e técnico (Guto Ferreira, que rendeu imediatamente). E ainda emplacou seis nomes na seleção. Já o tricolor de Salvador levou tudo no futebol feminino (revelação, craque, técnico e time) e ainda teve quatro nomes na seleção do ano – neste caso, só teve a versão masculina.

Criado no início de dezembro, o Prêmio FN 2020 foi referente ao ano corrente, e não ao “2020” futebolístico, que de forma excepcional só acabará em 24 de fevereiro de 2021, com a 38ª rodada da Série A. Portanto, é preciso considerar o cenário de cada vencedor até a votação, no dia 21, mesmo que eventualmente alguns resultados da temporada “2020” sejam diferentes. Após 18 dias de participação online, a divulgação ocorreu em 23 de dezembro, numa divulgação ao longo dia nas redes sociais, com um vencedor revelado a cada meia hora.

Obs. De fato, o Bahia está presente em 11 categorias vencedores. Entretanto, o clube foi o coadjuvante no “jogo do ano”, com a vitória do Ceará encaminhando o título regional de 2020.

Confira a lista com os 76 candidatos na fase final do Prêmio FN 2020 clicando aqui.

A ordem divulgação de todos os vencedores
1) Camisa do ano: Ceará, Nação Alvinegra (32%)
2) Jogo do ano: Ceará 3 x 1 Bahia, final do Nordestão, ida (30%)
3) Influenciador do ano: Matheus Barbaço, Bahia (35%)
4) Torcida do ano: Bahia (31%)
5) Jogadora revelação do ano: Nine, Bahia (37%)
6) Jogador revelação do ano: Maycon Cleiton, Santa Cruz (31%)
7) Treinador do futebol feminino do ano: Igor Morena, Bahia (36%)
8) Treinador do futebol masculino do ano: Guto Ferreira, Ceará (46%)
9) Time feminino do ano: Bahia (40%)
10) Time masculino do ano: Ceará (40%)
11) Jogadora do ano: Gadu, Bahia (37%)
12) Jogador do ano: Vinícius, Ceará (46%)

13) Seleção do Nordeste
Douglas (Bahia); Samuel Xavier (Ceará), Luiz Otávio (Ceará), Maidana (Sport) e Bruno Pacheco (Ceará); Gregore (Bahia), Fernando Sobral (Ceará), Daniel (Bahia) e Vinícius (Ceará); Gilberto (Bahia) e Cléber (Ceará)

Nº de premiações em 2020
11x – Ceará
10x – Bahia
1x – Santa Cruz e Sport

Nota do blog
Dos meus pitacos publicados após a lista de finalistas, acertei as seguintes categorias: 2) jogo do ano, 5) jogadora revelação, 6) jogador revelação, 7) técnico do futebol feminino, 8) técnico do futebol masculino, 9) time feminino, 10) time masculino, 11) jogadora do ano e 12) jogador do ano, além de três nomes na seleção da temporada (Samuel Xavier, Luiz Otávio e Vinícius; só era possível votar em um por posição). Ao todo, 12 acertos. E você, ficou satisfeito com a lista de vencedores? Corrêa). E a sua lista?


Compartilhe!
  •  
  • 9
  •  
  •