Compartilhe!

Ramon Menezes no Barradão

O Manoel Barradas receberá três amistosos da Seleção Sub 20. Fotos: Vitória e CBF/divulgação.

Pelo 2º ano seguido, um clube do Nordeste recebe um período de treinos de uma categoria de base da Seleção Brasileira. Em 2021, o centro de treinamento do Retrô (PE) foi a casa da Seleção Sub 18 durante 9 dias. Agora, pelo mesmo tempo, será a vez do Vitória (BA), com a Seleção Sub 20 realizando atividades no Barradão, o estádio rubro-negro e “Granja Comary” de ocasião. Coincidência ou não, é o primeiro trabalho efetivo de Ramon Menezes como técnico da seleção de juniores.

Ídolo no leão baiano, onde foi campeão estadual por quatro vezes (1995, 2008, 2009 e 2010), o ex-meia de 49 anos foi anunciado pela CBF para a função em 7 de março, na presença do presidente da FBF, Ricardo Lima – deixando implícita a influência. O nome de Ramon chegou sob críticas devido à falta de trabalhos na base, e pelo excesso de alterações nos times, com o popular “Ramonismo”. Mas o novo trabalho já começou. A primeira convocação saiu já no dia seguinte, visando o Campeonato Sul-Americano de 2023, o qualificatório do continente para o Mundial Sub 20 de 2023, cuja última edição foi cancelada por causa da pandemia da Covid-19.

Com 23 jogadores, a lista só teve um nome em atividade na região. Curiosamente, do rival Bahia, com o lateral-direito André Dhominique sendo lembrado. Durante o período em Salvador, de 21 a 29 de março, a Seleção Sub 20 fará três amistosos contra clubes locais. No caso, enfrentará Canaã, Bahia e Vitória nos dias 23, 26 e 29, respectivamente. No ano passado, durante os testes no CT em Camaragibe, a Seleção Sub 18 (uma categoria de transição do juvenil para o júnior) fez apenas um amistoso, aplicando 7 x 1 no Retrô. Pela agenda original, seriam dois, mas um problema na testagem do Santa Cruz acabou cancelando a partida.

Curiosidade
A última passagem de Ramon Menezes no Vitória não foi boa. Já como treinador, acabou demitido no Barradão em agosto de 2021, com o time caindo bastante de produção na Série B, onde terminaria rebaixado. Em 16 partidas, teve 3 vitórias, 6 empates e 7 derrotas.

A seguir, a lista com os 23 convocados da canarinha Sub 18 que vão treinar no Barradão.

Goleiros (3)
Kaique (Palmeiras), Kauã (Flamengo) e Mycael (Athletico-PR)

Laterais (4)
André Dhominique (Bahia), Cuiabano (Grêmio), Lucas Kawan (Grêmio) e Patryck (São Paulo)

Zagueiros (4)
Lucas Belezi (Corinthians), Robert (Corinthians), Rômulo (Atlético-MG) e Weverton (Cruzeiro)

Meias (6)
Andrey (Vasco), Jader (Athletico-PR) Juninho (Athletico-PR), Marlon Gomes (Vasco), Matheus França (Flamengo) e Weslley Patati (Santos)

Atacantes (6)
Giovani (Palmeiras), Marcos Leonardo (Santos), Matheus Nascimento (Botafogo), Matheus Martins (Fluminense) e Sávio (Atlético-MG) e Werton (Flamengo)

Leia mais sobre o assunto
Os jogos da Seleção Brasileira no Nordeste, com os times principal, olímpico e feminino


Compartilhe!