Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

CT do Porto em Caruaru

O Ninho do Gavião, o CT do Porto, foi criado na década de 1990. Foto: Porto/divulgação.

O Porto de Caruaru será o 59º clube brasileiro a receber o Certificado de Clube Formador, o CCF, nesta temporada. O time caruaruense havia deixado de ter o documento em janeiro de 2021. Naquela ocasião, a lista elaborada pela CBF sofreu uma redução drástica, após a reavaliação dos pré-requisitos. Apenas 21 clubes receberam certificado, sendo 3 do Nordeste: Ceará, Fortaleza e Retrô. De lá pra cá, com os clubes cumprindo as exigências, a lista geral foi subindo gradativamente, com 38 adições em três anos. A região agora conta com oito times. Já poderia ter nove, mas o Santa Cruz segue aguardando a resposta.

Hoje, apenas três estados nordestinos têm o CCF, sendo quatro clubes de Pernambuco, dois do Ceará e dois da Bahia. Na Boa Terra, aliás, o Vitória também segue fora – o estado é representado pelo Bahia de Salvador e pelo Bahia de Feira de Santana. Voltando ao Porto, o seu nome ainda não aparece na lista oficial de clubes formadores no site da CBF, mas a direção da FPF confirmou a aprovação. Isso ocorreu no momento em que o Náutico recebeu o seu CCF no Rio de Janeiro, através da vice-presidente Tatiana Roma. O novo certificado, que quebra um hiato de 44 meses, será entregue ao mandatário do Porto, José Porfírio.

Força na base, irregularidade no profissional

Vice-campeão pernambucano da Série A1 em 1997 e 1998, o Porto foi fundado em 1993 com o objetivo de revelar jogadores. Tudo a partir do “Ninho do Gavião”, o maior CT do interior do estado. Hoje, o CT de 20 hectares conta com 4 campos oficiais, 3 campos menores, academia e alojamento para 80 atletas. O clube do Agreste participa regularmente dos campeonatos da FPF nas categorias Sub 13, Sub 15, Sub 17 e Sub 20. Por sinal, o Porto tem 5 títulos estaduais na base: 4 no júnior, em 2004, 2008, 2014 e 2018, e 1 no infantil, em 2013.

Em relação à qualidade técnica da formação, três jogadores revelados por lá chegaram posteriormente à Seleção Brasileira: Araújo, Josué e Rômulo. E foi através de Rômulo que o clube realizou a sua maior venda. Em 2012, o volante foi negociado para o Spartak Moscou por R$ 5,17 milhões. No âmbito profissional, porém, o time foi rebaixado no Estadual deste ano. Em 2025, na Série A2, deverá utilizar um time muito jovem, praxe na história tricolor.

Certificados vigentes no Nordeste
Desde 05/2018: Ceará
Desde 01/2021: Retrô
Desde 02/2022: Bahia e Bahia de Feira
Desde 03/2023: Fortaleza
Desde 07/2023: Sport
Desde 12/2023: Náutico
Desde 09/2024: Porto
* As renovações são anuais

A importância do Certificado de Clube Formador

Renovação consumada. Pra quê? De acordo com a CBF, o “CCF tem o objetivo de atestar que as equipes cumpram com os requisitos legais para a formação técnica e social de atletas no país. O documento tem natureza exclusivamente desportiva e sua finalidade é intitular o clube a pleitear a indenização por formação estabelecida na Lei Pelé”.

Leia mais sobre o assunto
Os centros de treinamento do G7 do Nordeste, em áreas de 8 a 54 hectares


Compartilhe!