Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  

O uniforme para o cinquentenário do Maguary, o “Orgulho de Bonito”. Foto: Maguary/Instagram.

A 2ª divisão do Campeonato Pernambucano vem sendo realizada de forma contínua desde 1995. No entanto, aquela foi a segunda edição na história da competição. Antes, ou 18 anos sendo preciso, ocorreu uma competição envolvendo dez clubes, em turno único. A versão pioneira da Série A2, em 1977, foi vencida pela Associação Atlética Maguary, de Bonito.

Após a última rodada, três clubes empataram na ponta, com o alviazulino levando vantagem no critério de desempate. Ao todo, o time teve 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com 17 gols marcados e 7 gols sofridos. Ocorre que aquela segundona acabou não promovendo o campeão para 1978, pois o clube do interior se afastou rapidamente do futebol profissional, por falta de recursos.

Fundado em 1º de maio de 1971, o Maguary surgiu “como um meio de diversão dos funcionários das Indústrias Alimentícias Maguary”, uma fábrica de sucos instalada no município a 104 km da capital. Na estreia estadual, em 1977, o Maguary chegou a ser pauta numa edição da revisa Placar, na época líder no mercado nacional. Contudo, a fama durou pouco. De lá pra cá, a cidade de Bonito teve pouquíssimos representantes, com mudanças pontuais para o Estádio Arthur Tavares. O último foi o Decisão, que já havia passado por Recife, Itambé, Camaragibe e Timbaúba. Campeão da A2 em 2019, jogando na cidade, o Decisão não pôde disputar a elite lá porque o acanhado palco não atendeu aos pré-requisitos.

E esta questão estrutural também foi o motivo para que o Maguary não confirmasse a sua volta ao futebol em 2021, celebrando 50 anos de história. O clube de Bonito foi reativado na FPF em 5 de maio de 2021, sendo presidido por Ytalo Pontes. O clube chegou a participar do conselho arbitral da A2 e até lançou uma linha de uniformes com o escudo clássico – veja abaixo. Porém, com o estádio local sob reforma, adiou a volta para 2022, mas já em três categorias: profissional, Sub 20 e Sub 17. Por sinal, já vem montando as categorias de base.

Tendência de apoio municipal
O “novo” clube, cujo mascote é a ave maguari, já foi recebido tanto pelo governador do estado, Paulo Câmara, quanto pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho. Partindo financeiramente do zero, inclusive sem qualquer balanço financeiro publicado no site da federação, o Maguary deve contar com o patrocínio da prefeitura municipal, inclusive com a marca “Visite Bonito” já presente nas mangas. E a cidade de 38 mil moradores é, de fato, um ponto turístico em PE, devido às cachoeiras.

Leia mais sobre o assunto
Com 60 jogos, a tabela da Série A2 do Pernambucano 2021 tem horário único: 15h

Classificação final da Série A2 do PE de 1977*
1º) 14 pontos (6V, 2E e 1D), Maguary de Bonito
2º) 14 pontos (6V, 2E e 1D), Ferroviário do Recife
3º) 14 pontos (5V, 4E e 0D), União Peixe de Pesqueira
4º) 9 pontos (4V, 1E e 4D), AGA de Garanhuns
5º) 9 pontos (3V, 3E e 3D), Flamengo de Arcoverde
6º) 9 pontos (4V, 1E e 4D), DR-5 de Goiana
7º) 8 pontos (3V, 2E e 4D), Independente de Garanhuns
8º) 7 pontos (1V, 5E e 3D), Santo Amaro do Recife
9º) 5 pontos (1V, 3E e 5D), Íbis do Recife
10º) 1 ponto (0V, 1E e 8D), Central de Barreiros
* A vitória valia 2 pontos; critério de desempate era o saldo de gols

Uniforme 1 do Maguary (alviazulino com listras verticais)

Uniforme 2 do Maguary (branco)


Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •