Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

O Flamengo de Arcoverde deverá mandar os seus em Belo Jardim. Foto: Flamengo/Instagram.

Faltando apenas uma semana para o início da disputa, o Campeonato Pernambucano de 2024 sofreu uma alteração na lista de participantes, com a saída do Salgueiro e a entrada do Flamengo de Arcoverde. Campeão estadual em 2020, o carcará vem mergulhado numa crise financeira e não conseguiu montar o elenco. Assim, protocolou o pedido de desistência junto à FPF em 14 de dezembro, na véspera do fim do prazo para evitar a multa de R$ 300 mil.

Sem conseguir se acertar de lá pra cá, o Salgueiro acabou mesmo abdicando da presença, que resulta automaticamente numa queda da Série A1 para a Série A2. Pelo regulamento, a vaga deveria ter ficado com o vice da A2 de 2023, mas a Acadêmica Vitória também desistiu, também por falta de time. Com isso, a 10ª vaga no PE 2024 caiu no colo do rubro-negro fundado em 1959 no município que abre o Sertão, já que o Flamengo ficou em 3º lugar na Segundona. A informação foi antecipada pelo repórter Leonardo Boris, da Rádio Jornal.

Fla se colocou à disposição no dia do parecer

Inclusive, o clube já havia se manifestado em 3 de janeiro sobre a sua condição de jogo: “(…) se acaso a desistência de algum clube para a participação da edição de 2024 da Série A1 ocorrer, e logicamente, o Flamengo de Arcoverde ser o clube que, logo em seguida, terá o direito ao acesso, ficaremos honrados em representar nossas cores e contribuir para a edição”. Pois a posição oficial da federação saiu no mesmo dia, no Ato nº 01/2024. Por sinal, diz bastante sobre a realidade do futebol pernambucano um ato tão extremo já na largada.

Vale lembrar que o o Flamengo de Arcoverde foi a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) registrada no estado – em junho de 2022. A última participação do clube na elite local havia sido em 2019. Ao todo, esta será a 8ª campanha no campeonato estadual. Até hoje foram 102 jogos, com 29 vitórias, 30 empates e 43 derrotas. O máximo alcançado foi o 7º lugar, duas vezes. Em sua história, o clube tem dois títulos da Série A2, em 1996 e 2016.

Leia mais sobre o assunto
Tabela do Pernambucano 2024 traz atual campeão com mando na Arena PE; veja

Flamengo de Arcoverde vira SAF e faz o 1º registro oficial de PE; já tem projeto de CT

Os 10 participantes da Série A1 de 2024

Sport (1º A1), Retrô (2º A1), Petrolina (3º A1), Náutico (5º A1), Santa Cruz (6º A1), Central (7º A1), Porto (8º A1), Maguary (9º A1), Afogados (1º A2) e Flamengo de Arcoverde (3º A2)

Abaixo, veja a publicação do Flamengo celebrando o acesso em cima da hora.


Compartilhe!