Anúncio da Betnacional
Compartilhe!

Santa Cruz 1 x 0 Central pelo Pernambucano

Gilvan saiu do banco e definiu a classificação coral no Mundão. Foto: Rafael Melo/Santa Cruz.

Apoiado pelo maior público do futebol pernambucano neste ano, com 35.023 torcedores presentes no Arruda, o Santa Cruz voltou a vencer o Central por 1 x 0, novamente com Gilvan marcando na reta final, e assim avançou para a semifinal do Campeonato Pernambucano de 2024. Mais do que isso. O tricolor cumpriu o seu maior objetivo até então, que era a vaga na Série D. Independentemente da articulação para 2024, o clube terá calendário em 2025.

Como o Retrô havia conseguido a outra vaga na primeira fase, e o Afogados foi eliminado pelo Náutico na sexta-feira, este jogo no Mundão, pelas quartas de final, acabou se transformando num confronto direito também pela classificação à 4ª divisão do Brasileirão. Ambos os times investiram nesta edição para este momento, para este fim. E em campo ficou claro que o Santa se preparou melhor, tendo 6 x 0 no scout de finalizações certas.

Santa insistiu até balançar as redes

Apesar do volume do jogo, sobretudo no 2º tempo, o empate sem gols persistiu até os minutos finais, com a patativa demonstrando certa tranquilidade. Aí, bastou uma sobra na área, aos 35 minutos, para Gilvan marcar em seu segundo toque na bola neste sábado – veja abaixo. Em dez jogos nesta edição edição, esta foi a sétima vitória do time Itamar Schulle, que de fato de teve um desempenho sólido considerando o pouco tempo de preparação. Vale pontuar que os três jogos em que não sair vencedor foram justamente diante dos outros três concorrentes ao título estadual: Náutico (1 x 2), Sport (1 x 2) e Retrô (0 x 0).

Falando na sequência da competição, o Santa terá agora o Clássico das Multidões na semifinal. Ida no Arruda, em 9 de março, e volta na Arena Pernambuco, em 16 de março. Para avançar à final e tentar reconquistar a taça após oito anos, a cobra coral terá que encarar o incômodo tabu em clássicos. Já são 13 jogos sem vitória, seja contra os alvirrubros ou contra os rubro-negros. Em quatro anos de jejum, são sete empates e seis derrotas. Pelo volume de gente na arquibancada, não vai faltar energia.

Invencibilidade coral diante da patativa

Com o resultado positivo obtido num jogo bem parelho, o Santa chegou a 21 partidas sem derrota contra o Central, todas pelo Pernambucano. São 15 vitórias e 6 empates. A última vitória caruaruense foi há 13 anos, em 9 de fevereiro de 2011, quando fez 3 x 0 no Arruda.

Escalação do Santa Cruz, 1 (melhores: Gilvan e João Diogo)
William Assmann; Toty, Paulo César, Rafael Pereira (Ítalo Melo) e Juan Tavares (João Victor); Lucas Siqueira, Caio Mello (Henrique Lordelo) e Matheus Melo (João Pedro); João Diogo, Thiaguinho e Pedro Bortoluzo (Gilvan). Técnico: Itamar Schülle

Escalação do Central, 0 (melhores: Chapa e Moacir)
Chapa; Edy, Pedro Gustavo, Doni (Yuri Mamute) e Allan Pires; Henrique Silva (Jardel), Wisney, Moacir (Rafael Peixoto) e Murilo Rangel (João Cardoso); Erivelton e Júnior Pirambu. Técnico: Marcinho Guerreiro

Histórico geral de Santa Cruz x Central

297 jogos (todos os mandos)
176 vitórias tricolores (59,2%)
77 empates (25,9%)
44 vitórias alvinegras (14,8%)

Leia mais sobre o assunto
Folhas dos elencos do Pernambucano 2024 custam cerca de R$ 5 milhões; veja valores

Abaixo, assista ao gol da classificação do Santa Cruz nas quartas do PE.


Compartilhe!